Neste post, o blog da Mosto Flor importadora e loja online de vinhos ultra premium e icônicos – traz informações sobre uma AOC (Appellation d´Origine Contrôllè ) da França, Limoux.

Limoux é um pequeno vilarejo no sudeste francês, dentro da região do Languedoc. A cultura do vinho está presente na região desde o século V e em Limoux foi descoberto o método para se transformar um vinho tranquilo em um vinho espumante, em 1531, ao menos um século antes de Champagne produzir seus espumantes. 

Apesar do sul da França ser conhecido pelo clima mediterrâneo, com calor e pouca umidade, Limoux está na parte montanhosa do Languedoc, em direção aos Pirineus. O clima ganha contornos continentais, com temperaturas médias mais frescas e grande amplitude térmica. Isto explica a vocação para as cepas de clima frio, como Chardonnay e Pinot Noir, além da local Mauzac, e a vocação para a produção de espumantes.

Sieur d’Arques é uma sociedade de vitivinicultores criada em 1946 e que em 1990 ganhou o nome de Sieur d’Arques. Neste mesmo ano foi criado o festival Toques & Clochers (toques – nome que os chefs de cozinha utilizam e clochers – os sinos das igrejas), um festival de dois dias para celebrar os vinhos feitos com a Chardonnay onde Sieur d’Arques é o principal promotor. 

Leilão de vinhos famoso

A cada ano, um dos quarenta e dois vilarejos diferentes da região hospeda o evento que conta com um patrono, normalmente um chef tri-estrelado Michelin, e culmina com um leilão de vinhos. Já presidiram o evento: Pierre Troisgros, Paul Bocuse, Alain Ducasse, Joël Robuchon e Pierre Gagnaire, para exemplificar esta elite da cozinha francesa. Parte dos fundos arrecadados com o leilão das barricas de vinhos são destinados à reforma e manutenção das igrejas locais.

Em 2021, o leilão Toques & Clochers foi presidido pelo chef Gilles Goujon (do restaurante L’Auberge du Vieux Puits, três estrelas Michelin desde 2010) e ofertou 72 barricas (300 garrafas de vinho, cada). A arrecadação total de 468 mil euros e a barrica de maior valor alcançou 8.100 euros, um vinho produzido por Thierry e Patrice Cathala, do vilarejo de La Serpent.

Hoje o leilão de vinhos Toques & Clochers é o segundo maior da França, atrás apenas do Hospices de Beaune, na Borgonha. 

Procura por vinhos de Limoux? Clique aqui e descubra os excelentes vinhos da Siers D´arques, da linha Toques et Clochers, comercializados no Brasil com exclusividade pela Mosto Flor.