A Bairrada tem história com o vinho desde o século X. Porém a produção de vinhos de qualidade é bem mais recente, em torno do século XIX. Há documentos de produção de vinhos nessa região desde, pelo menos, o período romano, mas testemunhos mais concretos só surgiram em plena Idade Média.

A região da Bairrada, junto ao mar do Atlântico, é conhecida pelos vinhos brancos, tintos e principalmente espumantes cujo aperfeiçoamento foi uma aposta ganha ao longo do tempo. A influência marítima no clima de temperaturas suaves resulta em qualidade garantida. Os solos divindem-se entre argilosos e calcários e arenosos e calcários. Composto por planaltos de baixa altitude e regiões mais planas, a maioria dos vinhedos são cultivados em regiões que não ultrapassam os 120 metros de altitude.

Terroir da Bairrada

Por ser uma região linda e muito próxima do mar, o seu clima é tipicamente atlântico. Contudo, com Invernos amenos e chuvosos e verões suavizados pelos efeitos dos ventos atlânticos. Regista-se neste local, significativa amplitude térmica na época do amadurecimento das uvas, chegando uma diferença a atingir 20º C. Este fenómeno é responsável por manter a acidez das frutas, apresentando grande frescor em seus vinhos.

Características de seus vinhos

Tradicional na cultura de vinhas, a Bairrada é terra de muitos e bons vinhos. Todavia, feitos com castas nativas de alta qualidade, como são os casos da Baga, nos vinhos tintos, e da Bical, nos brancos.

Os brancos jovens têm mais fruta e leveza e quando evoluídos trazem estrutura mais complexa.

Estruturados, os vinhos tintos da Bairrada com presença de taninos, com bastante corpo e com aromas intensos e complexos.

Foi com a produção de tintos que essa D.O.C tornou-se reconhecida como região vinícola por excelência, contudo, os vinhos brancos têm vindo a assumir um importante papel, principalmente na produção de espumantes, na qual a Bairrada foi pioneira em Portugal.

As castas dominantes da Bairrada

A casta Baga é a variedade tinta dominante. O vinho tinto dessa casta apresenta muita cor e rico em acidez, contudo são bem equilibrados e têm elevada longevidade.

Agora é permitido na região DOC da Bairrada, o cultivo de castas internacionais, como a Cabernet Sauvignon, Syrah, Merlot e Pinot Noir, onde solos com outras castas nacionais como a Touriga Nacional ou a Tinta Roriz são partilhadas.

A casta branca Fernão Pires (na região denominada por Maria Gomes) é a mais plantada. Porém, existem também as castas Arinto, Rabo de Ovelha, Cercial e Chardonnay. Os vinhos brancos dessa região são delicados e aromáticos.A Mosto Flor lança novas safras do produtor RARÍSSIMO by Osvaldo Amado da DOC Bairrada, acesse nosso portifólio clicando aqui