Veranus tempus – Vinhos de verão.

Com o fim da primavera e a chegada do calor é tempo de estiagem. Antes mesmo de se tonar uma indústria, as uvas, que são o principal insumo, seguem a mudança de estações. Nós aqui da Mosto Flor, importadora e loja online de vinhos ultra premium, não podemos deixar de celebrar no dia 21 de dezembro a chegada do verão no hemisfério sum – When the living is easy, na canção de George Gershwin.

Para celebrar a vida

Primeiro o óbvio: verão é tempo de vinhos refrescantes, de celebrar a vida, de beber estrelas. Mas nada impede que, em ambientes mais frescos ou com ar-condicionado, se consuma vinhos mais potentes. Aí vale a regra da harmonização: para pratos leves, como saladas e tortas, vinhos leves. Para pratos mais pesados, vinhos mais estruturados. Dá uma conferida na seleção de vinhos ultra premium, ultra elegantes da Mosto Flor que são ideais para mais esta virada dos astros e das nossas vidas.

Encruzilhada do Sul: vinho feito “à mão”

Nosso passeio começa pela maravilhosa região de Encruzilhada do Sul, na Serra do Sudeste, no Rio Grande do Sul, onde Diego Bertolini desenvolve incríveis brancos como o Manus Clássico Chardonnay. Nesta vinícola os vinhedos são próprios, com videiras de mais de 10 anos, em colheitas realizadas manualmente – aliás, “manus” vem do latim, significa “mãos”.

Famoso leilão

O tour continua pelo outro lado do Atlântico. Vamos agora para o Languedoc, na denominação de Limoux, onde a cooperativa Sieur d`Arques elabora os espetaculares Toques et Clochers Terroir Méditerranéen e Toques et Clochers Haute Vallée. O nome é uma homenagem a um dos mais icônicos leilões de vinhos desta região da França, cujos lucros vão para a renovação das torres da igreja dentro da AOC de Limoux.

A elegância dos brancos da Borgonha

Ainda na França, seguimos para cima, para a região da Borgonha, onde a casa Bernard Loiseau, em parceria com Albert Bichot, vinifica os fantásticos Chablis, incluindo um Premier Cru.

Vinhos de Verão da Alsácia

Nos dirigimos agora para a região da Alsácia, onde é elaborada duas pequenas pérolas da região, por uma vinícola gourmet na pequena vila de Bergholtz, mantida por Ludivine e Jean Dirler: o Riesling Dirler Cadé e o Gewurztraminer Dirler Cadé.

E o rosé de Provence?

Antes de sair da França, não podemos deixar de destacar o incrível Les Armoises, um rosé da AOC Provence, desenvolvido pela Domaine de La Gypière, um verdadeiro achado que combina as uvas Grenache Cinzault, em um vinho elegante e fresco, ideal para consumo no verão!

Vinhos de Verão do Dão e da Bairrada

O enólogo Osvaldo Amado, para quem sempre vertemos copiosos elogios para as suas obras de arte em formato de vinhos, colabora com esta lista com os seus RARÍSSIMOS: Branco Dão, elegantíssimo no seu blend da Encruzado (85%), Bical (10%) e Malvasia Fina; e o RARÍSSIMO Branco Bairrada, um vinho complexo e fresco, 100% Arinto.

Obra-prima da Geisse – Um espumante de Verão

Terminamos a lista com o top da linha da Cave Geisse – o Cave Geisse Nature – Leveduras Autóctones. Um espumante desenvolvido pela (agora) DO Pinto Bandeira, safra 2015, que vem em uma linda caixa de madeira para presente. Um dos melhores espumantes já produzidos no Brasil.