Com berço na região da Provence, no Sul da França, o vinho Rosé vem ganhando adeptos no consumo. Mas pudera, elegante e charmoso agora tem um dia só para ele. No dia 23 de junho celebramos o Dia Mundial do vinho Rosé.

Data idealizada por Valérie Rousselle, presidente fundadora da “Éléonores de Provence” – associação de mulheres, maioritariamente viticultoras -, apaixonadas por vinhos. Desde então, no dia 23 de junho de 2018, toda 4ª sexta-feira de junho é a data escolhida como o dia para celebrar o vinho rosé em todo o mundo. Em novembro, no entanto, a Organisation International du Rosé estabeleceu uma data específica para planejar este evento.

2.600 anos

Reconhecido como a terra do Rosé há cerca de 2600 anos, o Rosé da Provence é geralmente aceito para estabelecer o padrão ouro entre os produtores em todo o mundo e a maioria das pessoas concordaria que os Rosés da Provence lideraram a vanguarda no renascimento mundial da popularidade desse estilo. Todavia, mencionar o Rosé para a maioria das pessoas vem a Provence na cabeça.

Produzido em todo o mundo, os maiores produtores de Rosé são França, Espanha, Estados Unidos e Itália (nessa ordem), mas, talvez seja surpreendente, que a Rússia seja o 13º maior produtor, fazendo quase 20% do que a França produz.

Separamos dois rótulos de Rosé sendo um da Provence e um de solo brasileiro para brindar.

O Les Armoises (https://www.mostoflor.com.br/estilo/rose/les-armoises), do Domaine de La Gypyere, um legítimo vinho da AOC Provence e o Manus Liberum Barbera Rosé (https://www.mostoflor.com.br/estilo/rose/manus-liberum-barbera-rose).

Ou acesse aqui e conheça os dois Rosés juntos. (https://www.mostoflor.com.br/estilo/rose).