Você sabe por que decantar o vinho?

Existem duas razões principais para decantar o vinho. A primeira é física – para separar o vinho dos sedimentos que se formaram durante o envelhecimento da bebida. A segunda é o efeito de oxigenar o vinho. Ambos ajudam a melhorá-lo na nossa percepção de sabor, textura e aroma.

Atualmente a tecnologia na vinificação é capaz de filtrar com precisão e evitar a formação de sólidos, mas a eliminação dessas partes será sempre um fato inevitável, principalmente para quem gosta de vinhos de guarda, pois esses resíduos se formam naturalmente com o tempo.

Por que decantar o vinho: sedimentos

Às vezes os sedimentos podem ser muito finos e tendem a amortecer o sabor e a expressão. Boa parte dos vinicultores optam por engarrafar seus vinhos com sedimentos residuais, mas a maioria dos tradicionalistas gostam de ter seus produtos cristalinos.

Por que decantar o vinho: Oxigenação

Especialmente utilizado para vinhos tintos, que retêm mais partes sólidas. A maioria dos vinhos brancos e rosés não precisam ser decantados. Esse serviço existe para melhorar o sabor de um vinho novo ou mais velho, expondo-o ao ar fresco e permitindo que ele respire.

Os vinhos passam bastante tempo dentro da garrafa sem exposição ao oxigênio. A aeração expande todos os aromas e sabores adormecidos em seu vinho. Você costuma aerar ou decantar seus vinhos?

Nosso portfólio

Nós da Mosto flor destacamos três vinhos que podem passar pelo serviço de decantação e aeração.

Château Angélus – 1er Grand Cru Classé A St Emilion “A”, 2011

Raríssimo Clarete Dão – DOC Dão, 2013 do Osvaldo Amado

Meme Chianti Riserva – DOCG, 2017 da Fattoria Di Petrognano