A Provence

Impossível falar da marca Domaine de la Gypière, sem falar antes da região da Provence. Trata-se de duas áreas principais, a norte e a oeste. São colinas de calcário formadas por erosões. Os solos são geralmente pobres, bem drenados e com pouca umidade. O clima, traz os ventos do Mediterrâneo para refrescar uma das regiões mais quentes da França.

Numa área que soma 43 mil hectares, a Provence está localizada no sudoeste francês, na famosa Côte d’Azur. Conhecida pela forte produção de vinhos rosé, são elaborados cerca de 150 milhões de garrafas por ano. Os vinhos rosados são feitos pelo processo de maceração, ou seja, o contato direto com as cascas das uvas tintas com o mosto durante a produção do vinho.

Denominações da Provence

A região da Provence é dividida em três denominações com sub-regiões: Côtes de Provence (com 70% do vinho local), Coteaux d’Aix em Provence (16%) e Coteaux Varois em Provence (10%).

O Domaine de la Gypière

O nosso protagonista dessa região encantadora é o Domaine de la Gypière. É um dos mais tradicionais e conta com 22 hectares de vinhedos próprios na AOP Côtes de Provence. O nome da propriedade vem da pedreira de gesso que existe no domaine, desde o século XVII.

As variedades cultivadas na propriedade são: Grenache, Cinsault, Carignan, Shiraz e Rolar. Em período de colheita as uvas são retiradas manualmente entre às 4h e meio-dia para mantê-las abaixo de 20ºC.

Na vinificação é utilizado o método de prensagem, com a duração de 4 horas em média. Ao sair da prensa o mosto é resfriado a 4ºC por um período de 5 dias, para consolidar os sabores e aromas das frutas. Logo, o processo de fermentação acontece em de três dias nos tonéis de aço inox, garantindo assim, uma safra de vinhos delicados e elegantes.

No nosso portfólio, temos disponível o rosé Côte de Provence Les Armoises, 2020. É um blend com as variedades Grenache e Cinsault, que surpreende por seu frescor, elegância, notas de laranja doce e flores brancas. É também um vinho vegano – que passou pelo processo de clarificação com substâncias minerais na hora da filtragem.

Acesse (aqui) agora e aproveite.

Redes Sociais

Instagram

Facebook

Linkedin