O verão pode ser um período difícil para quem gosta de vinho tinto, mas não é não. Hoje há estilos de tintos para todos os tipos de clima, sejam de rótulos do velho ou novo mundo.

Uvas, todavia, que revelam mais leveza, que passem por pouquíssimo estágio em madeira ou só ganhe tempo em tonel de aço inox, já vão ganhar resultados de um tinto leve e com ótimo frescor na sua taça.

Para aproveitar no verão

Felizmente para os apreciadores, o mercado hoje oferece boas opções de taças de tinto sem que você precise transpirar. São vinhos feitos com outras castas e pensados sobretudo para passar pouco tempo na sua adega até chegar na taça para refrescar o paladar. A ideia é que o consumo seja imediato e de safra jovem.

Uma taça de tinto leve pode refrescar

Pode, claro, entretanto, por ter um corpo mais leve ou médio e apresentar taninos bem-comportados e acidez mais aparente. No entanto, aqueles vinhos com uma estrutura mais leve, funcionam ainda melhor quando servidos mais frios. É aí que entram as outras variedades e técnicas de vinificação.

Enquanto um Malbec ou Touriga Nacional têm taninos e estrutura firmes, um Grenache, Gamay, Merlot e Pinot Noir não. Com o uso de outras técnicas, como uma curta maceração fria ou uma maceração carbônica – que não extraem tanto os taninos – você pode obter um vinho com o sabor e a cor de um vinho tinto, mas com uma textura branca.

Para beliscar

A enorme vantagem destes tintos de verão – não confundir com a versão espanhola do drink de mesmo nome – é que são perfeitos para comer. Charcutaria e queijos, petisco de presunto Parma com melão ou até mesmo uma pizza margherita vai ter combinação certeira.

A Mosto Flor oferece portfólio completo de vinhos tintos para aproveitar em dias quentes do ano. Clique aqui e aproveite.