A princípio, o Pays d’Oc é a IGP para vinhos tintos, brancos e rosés elaborados na região na costa sul da França. A área de captação dessa denominação corresponde aproximadamente à região vinícola do Languedoc-Roussillon – uma das maiores áreas de produção de uvas da França.

O Pays d’Oc IGP é sem dúvida o mais importante da França, produzindo a maioria dos vinhos IGP do país. Cerca de 115.000 hectares de vinha enquadram-se na classificação IGP (pouco menos de metade de toda a superfície vitícola do Languedoc-Roussillon), que compreende 200 cooperativas e 1200 produtores privados.

Características do Terroir

A área do Pays d’Oc tem um clima mediterrâneo com verões quentes e secos e invernos amenos.

Sobretudo, ventos continentais secos do noroeste trazem influências de resfriamento para os vinhedos, além de reduzir a pressão de doenças. Isso intercalado com ventos quentes do sul, que podem trazer chuva muito necessária.

Castas e estilo de vinho

Variedades de uvas mediterrâneas, todavia, como Grenache e Cinsaut acompanhadas nos vinhedos por variedades francesas mais famosas, como Cabernet Sauvignon, Merlot e Chardonnay. É rotulado a maioria dos vinhos Pays d’Oc como uma tendência do Novo Mundo que foi incorporada em muitas leis IGP. Ao todo são 63 variedades diferentes permitidas no IGP.

História

Os vinhos Pays d’Oc IGP rotulados como Vin de Pays d’Oc (estabelecido em 1987), embora desde 2009, a categoria VDP eliminada gradualmente das leis vitivinícolas francesas, agora substituída pela Indicação Géographique Protégée, uma categoria concebida como parte de uma convenção normalizada de rotulagem de vinhos na União Europeia.

Entretanto, uma das novidades do Portfólio da Mosto Flor são os vinhos da IGP Pays d’Or do produtor Sieur D’Arques. Clique aqui e conheça os novos rótulos.