Mas afinal, quem é James Suckling?

James Suckling é um dos críticos mais influentes da atualidade e teve como passo fundamental no mundo do vinho as quase três décadas à frente da publicação norte-americana Wine Spectator, onde acumulava as funções de editor-sênior e editor de vinhos europeus.

Com quase 64 anos de idade, Suckling deu seu primeiro passo profissional como jornalista especializado em vinhos no ano de 1981, ao ser contratado por Wine Spectator quando a publicação possuía apenas 800 assinantes. Esta também foi uma forma de ficar próximo de sua origem, a Califórnia.

James Suckling e a Wine Spectator

Com o crescimento de Wine Spectator, Suckling ficou responsável pela seção de vinhos europeus da publicação e teve que se mudar para Paris em 1985. Dois anos depois viveu em Londres e no final da década de 1990 se mudou para a Itália, ficando próximo de mais uma de suas paixões, a Toscana, onde até hoje possui uma casa. Hoje Suckling tem como bases a Toscana, Califórnia e Hong Kong (origem de sua esposa, Marie Kim).

A criação do canal: jamessuckling.com

Após anunciar a saída de Wine Spectator, em 2010 Suckling criou seu próprio canal, jamessuckling.com. Se inicialmente a cobertura se concentrava em vinhos da Itália e Bordeaux, hoje seu raio de atuação cresceu e conta com 15 colaboradores, com uma cobertura global das principais regiões produtoras de vinho no mundo, provando em média 18.000 vinhos ao ano. Uma marca que Suckling mantém desde Wine Spectator é a forma de comunicação, o que se traduz em certa informalidade com adjetivos e superlativos. Suckling é conhecido pela generosidade com as pontuações quando os vinhos são de seu agrado. Uma das publicações mais aguardadas do ano é sua lista anual de Top 100 vinhos. 

James Suckling e sua paixão por Charutos

Uma paixão paralela do crítico é o charuto, em especial cubanos. Por muitos anos também ocupou a função de editor da revista Cigar Aficionado, especializada no tema e que pertencia ao mesmo grupo de Spectator. 

Além do site onde publica seus boletins e avaliações dos vinhos, James Suckling realiza e conduz muitas degustações pelo mundo, possui um restaurante em Hong Kong (com foco em vinhos e mais de 500 opções de rótulos por taça) e assina uma linha de taças e acessórios para vinhos da cristaleria francesa Lalique. 

Vinhos da Mosto Flor com indicação do JS

Nós da Mosto Flor, temos no nosso portfólio vários rótulos pontuados pelo expert James Suckling, mas o destaque é para o Almaviva 2019, um vinho elegantíssimo que em todas as suas safras recentes teve pontuações muito altas, essas feitas pelo próprio James Suckling. A safra de 2019 recebeu 98/100 pts, sendo classificado como um vinho que deve ser adquirido.

Temos outros vinhos também pontuados pelo James Suckling, você consegue encontra-los no link abaixo.

https://blog.mostoflor.com.br/pontuacao/james-suckling