Embora, a região de Ventoux seja uma terra de contrastes com beleza natural e fascinantes vinhos, a Mosto Flor te apresenta todos os pontos relevantes dessa denominação, que vem chamando atenção dos especialistas em vinho.

Linha do tempo

União dos Viticultores de Ventoux – 1939

Reconhecimento da denominação – 1973

O vento da mudança – 2021 

50º aniversário da AOC Ventoux (50 anos de compromisso com o ambiente e os vinhos).

O clima

O clima de Ventoux é um dos microclimas mais frios do sul do vale do Rhône. É, primeiramente, um clima mediterrâneo influenciado pela altitude: com alternância de dias ensolarados e noites frias, essa amplitude de temperaturas se expressa nos vinhos frescos e equilibrados pelo terroir.

O Terroir

Contudo, são 6000 hectares de vinhas que beneficiam os contrastes climáticos das montanhas, planícies e vales da denominação. As diferenças geológicas em torno de Ventoux contribuem para a riqueza e diversidade desses vinhos.

É comum, todavia, encontrar uma variedade de solo como calcário, argila, areia e marl apresentando uma paleta de cores na terra que variam entre ocre e branco.

Esta alternância entre solos argilosos e solos calcários dá origem a vinhos às vezes potentes, às vezes delicados.

Variedades plantadas

As uvas tintas: Grenache, Syrah, Mourvèdre, Carignan e Cinsault

Uvas brancas: Bourboulenc, Grenache, Clairette, Roussanne Marsanne, Vermentino e Viogner.

Características nos vinhos

Os vinhos são redondos, aromáticos e cheios de fruta. Entretanto, no paladar começam com notas picantes e frutadas que evoluem para toques de trufa. Eles, porém, oferecem um frescor surpreendente. Uma expressão singular que os diferencia dos outros vinhos do sul do Vale do Rhône.

Indicadores

Produção global: 250 000 hectolitros

Exportação: 25%

Vinhedos orgânicos: 16%

Viticultores independentes: 25% 

Cooperativas: 69%

Produção de vinhos: Rosé 40%, Branco 6% e Tinto 54%

No portfólio da Mosto Flor temos presente o produtor La Petite Tour em Ventroux. A família FABRE é proprietária do Domaine Tour Saint Michel há três gerações. Em 2007, Mireille Fabre criou uma estrutura enólogo-comerciante de vinhos. Nasceu a La Petite Tour, que conta, hoje, com um Cairanne e um Ventoux.

Acesse o nosso site e conheça mais sobre o La Petite Tour aqui.