A Páscoa é um momento cristão para celebrar em família, com mesa farta e vinhos para brindar o momento.

Fazer uma harmonização é realizar um casamento perfeito entre comida e vinho, principalmente na Páscoa. Entretanto, adequar o peixe da Sexta-feira Santa ou um assado no almoço de Páscoa é a nossa missão.

O clássico bacalhau na Sexta-Feira Santa

O bacalhau, contudo, é um dos peixes mais presentes no feriado da Páscoa, é um clássico na Sexta Santa. São inúmeras as receitas com o bacalhau que vão desde vegetais grelhadas e batatas assadas até com creme de natas e à moda portuguesa. Por isso, recomendamos um vinho saboroso e centrado em frutas com um corpo mais cheio, focando em características mais equilibradas e reconhecíveis no paladar. Isso garante que ele funcione para complementar o peixe, em vez de dominá-lo.

Escolha certa do vinho

O clichê “se for peixe, fique com vinho branco” continua quando o assunto é bacalhau. Um perfil de fruta num vinho branco com frescor e sabores marcantes é o que recomendamos quando encontramos um vinho para harmonizar esse peixe nobre. Nesse caso sugerimos o RARÍSSIMO Branco Dão NV – com aromas de frutos secos e cereal tostado. Sabor complexo, fresco, untuoso e persistente. Trata-se de um blend de 100% Encruzado: 50% Safra 2011, 25% Safra 2014, 25% Safra 2015. Vai te ganhar no primeiro gole.

Melhor vinho tinto para beber com bacalhau

Uma descrença comum é que o vinho tinto não deve ser acompanhado com bacalhau. Embora seja um campo mais específico para escolher, dizer que é impossível é simplesmente falso. Muitos vinhos tintos de corpo leve podem harmonizar muito bem com esse peixe de águas geladas. Entretanto, se no domingo de Páscoa você preparar um assado, a indicação vai funcionar igualmente. Temos o RARÍSSIMO Clarete Dão – com aromas de bosque, especiarias e tostados. No paladar maciez, elegância e harmonia. Vá em frente!

A Mosto Flor tem uma gama de vinhos especiais no portfólio para tornar sua Sexta-feira Santa e Páscoa em família. Clique aqui.