O fantático enoturismo francês é um produto como nenhum outro, conta toda a história de uma região, seu clima, a vida dos seus habitantes, o seu gosto e o seu engenho. Cada vinho é diferente e você certamente te gratificará com a nossa seleção dos melhores destinos de vinho na França.

Bordeaux

Bordeaux é incrível e seu enoturismo também! Você pode visitar à cidade a pé, de barco ou de bicicleta, visitar a região vinícola ou ver a região em um cruzeiro fluvial… Seus filhos vão adorar a opção de barco, e você e seu os amigos, sem dúvida, apreciarão degustações de vinhos ou descobrirão Bordeaux à noite. Visitar a capital do vinho é um verdadeiro deleite te aproximando ainda mais de vinhedos, vinhos e terroir local. As pessoas geralmente vão a Saint-Emilion por seu vinho soberbo, mas também descobrem um histórico extraordinário e bem preservado. Localizado a uma hora de carro de Bordeaux, Saint-Emilion é uma adorável cidade medieval cercada por 5.500 hectares de vinhas, destacou-se como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1999.

Champagne

A região de Champagne, todavia, é conhecida mundialmente pela qualidade de seus vinhedos, vinhos e Maisons. Eles cobrem mais de 30.000 hectares e mobilizam os talentos de milhares de agricultores e vignerons. Champagne também tem um patrimônio cultural esperando para ser descoberto sem moderação. É possível o turismo nos museus dedicados ao champanhe e desfrutar das muitas visitas guiadas, além de brindes com borbulhas adoráveis!

 Vale do Rhône

Trata-se de um distrito de vinícolas míticos em uma paisagem banhada pelo sol, por outro lado, como a segunda maior região vinícola da França, os vinhedos do Vale do Rhône prosperam resultando nos vinhos mais famosos do mundo. O vale também traz um rico patrimônio arquitetônico local, perfeito para turistar.

Ao norte, o vinhedo setentrional se agarra às encostas abruptas nas íngremes cadeias montanhosas; ao sul, o vinhedo Meridional desfruta das planícies e encostas suaves. As 14 rotas do vinho serpenteiam por aldeias históricas em paisagens variadas. Eles levam você para os vinhedos onde os famosos vinhos são feitos: Hermitage, Côte-Rôtie, Châteauneuf-du-pape etc. Sob o sol do sul, descubra o Palácio dos Papas de Avignon, a Pont du Gard ou a ornamentada caverna Pont-d’Arc.

A diversidade das zonas vitícolas, devido aos solos complexos e às variações do clima mediterrânico, confere aos vinhos do Vale do Rhône o seu carácter único.

Languedoc

Espalhados por 245.000 hectares, os vinhedos Languedoc são um dos maiores vinhedos da França. De Nîmes a Aude, de Montpellier a Carcassonne, das montanhas à mata e ao mar, as paisagens dos vinhedos passam enquanto você viaja pelas rotas do vinho. Só uma coisa permanece constante: o Mar Mediterrâneo.

A festa das vindimas, contudo, os passeios nas vinhas e os eventos de enoturismo são algumas das muitas ocasiões para celebrar as vinhas e a vinificação. Os viticultores de Languedoc abrem as suas adegas e introduzem os entusiastas do vinho às harmonias entre o vinho mediterrânico e os pratos locais. O Languedoc é também sobre diversidade e partilha, com uma gama completa de vinhos oferecidos para degustação: brancos, tintos e rosés, vinhos doces e até espumantes. A região, contudo, também possui uma série de joias culturais e arquitetônicas: a Pont du Gard e as arenas de Nîmes, os castelos cátaros e a cidade de Carcassonne fazem parte desse enoturismo singular.

Borgonha

A região vinícola da Borgonha, todavia, construiu suas tradições vitivinícolas ao longo dos séculos e ainda apresenta a referência de excelência. A Borgonha é onde a compreensão e o respeito para com o terroir são levados a um nível completamente diferente. A divisão da terra, por outro lado, que foi feita séculos atrás por monges locais em pequenas parcelas de vinhedos ou Climat, ainda está presente e produz alguns dos melhores vinhos do mundo. Devido ao seu significado cultural, o clima e os terroirs são protegidos pela UNESCO.

A Borgonha é famosa por sua produção de duas variedades primárias de uva: Chardonnay e Pinot Noir. A área reconhecida principalmente por seus vinhos tintos, destacam a casta Pinot Noir. Os vinhos brancos da Borgonha carregam seu próprio prestígio, produzidos principalmente a partir das uvas Chardonnay e Aligoté.

O vinhedo da Borgonha de renome internacional se estende de Dijon a Mâcon, na França, apresentando denominações de prestígio como Romanée-Conti, Aloxe-Corton, Nuits-Saint-Georges, Gevrey-Chambertin, Pommard, Meursault e muitos outros. Os vinhos da Borgonha celebrados por seus aromas excepcionais e alta qualidade, torna-se entre os melhores da sua experiência ecoturística. Vá e divirta-se!

Passar as férias onde se produz vinho como a França te permite uma programação entre primavera, verão e outono para se apaixonar por cada paisagem particular e única.

A Mosto Flor disponibiliza os melhores vinhos das regiões francesas. Acesse nosso portfólio aqui.