A Pinot Noir (uva)

Dia 18 de agosto é celebrado o dia internacional da variedade Pinot Noir.

Trata-se de uma uva francesa que se origina da Borgonha. Embora seja uma variedade de uva delicada e difícil de cultivar, ela pode ser encontrada em países como os Estados Unidos e Alemanha, sendo dois dos maiores produtores desta uva, seguido pela Moldávia, Itália, Nova Zelândia, Chile, Brasil e muitos outros.

As variações da Pinot Noir

Acredita-se que a Pinot Noir seja uma das uvas mais antigas do mundo a ser cultivada. De acordo com a análise de DNA, a Pinot Gris, Pinot Blanc e Pinot Noir são mutações da mesma variedade de uvas.

Ao contrário de outras uvas, a Pinot Noir prospera em climas frios. À medida que essa casta é cultivada em outros países, tipos de solos ou sob a quantidade de sol recebida, pode impactar a composição final do vinho elaborado.

É uma uva tinta que pode ser facilmente utilizada na produção de vinhos rosé e espumantes. Fato interessante, que a Pinot Noir e Pinot Meunier são as duas únicas variedades de uvas tintas permitidas para serem usadas na produção do espumante mais famoso do mundo — o Champagne.

A Pinot Noir nos vinhos

O vinho feito com a Pinot Noir traz características como: aromas de frutas vermelhas, (cerejas, framboesas e especiarias, além de notas terrosas ou de cravo da Índia), dependendo da origem. É um vinho com corpo leve a médio, baixo nível de taninos e acidez média.

Leve e frutado, acompanha bem um prato de salmão ou truta.

Também combina bem com carne de frango ou porco. Se a escolha for uma refeição vegetariana, o Pinot harmoniza com risoto de cogumelo ou legumes assados. Geralmente é um vinho que cai no gosto de muitos.

A importadora e loja online — Mosto Flor — traz seleção de 4 rótulos de Pinot Noir perfeitos para você celebrar a data.

Nossos exemplares

Corton Grand Cru Bernard Loiseau 2013: tem cor vermelha muito bonita. No nariz revela uma mistura sutil e complexa de notas defumadas, aromas especiados com um leve toque de alcaçuz. Este vinho robusto apresenta no paladar uma estrutura fundida com taninos harmoniosos.

Nuits-Saint-Georges Bernard Loiseau 2014: tem cor rubi com reflexos framboesa. No nariz desenvolve aromas a vegetação rasteira e a cogumelos, bem como notas de frutos vermelhos. Na boca, este vinho é delicadamente amadeirado com notas de pão de gengibre e cereja.

Gevrey-Chambertin Bernard Loiseau 2016: tem cor vermelho rubi com alguns reflexos de framboesa. No nariz, libera aromas de frutas vermelhas e pretas maduras em notas amadeiradas e especiadas. Na boca, este vinho é sedoso, estruturado, tânico e bem equilibrado.

Mercurey Bernard Loiseau 2018: cor rubi brilhante e pura. No nariz, este tinto exala aromas selvagens e frutados com notas de frutas vermelhas e pretas, mas também de ameixa e pêssego. Na boca, este vinho gourmet é cheio de requinte.

Acesse o site da Mosto Flor.