Muita gente que ama vinho ainda se confunde e não sabe a diferença entre vinho orgânico, biodinâmico e natural. Os especialistas da Mosto Flor, importadora e loja online de vinhos ultra-premium, listaram uma série de pontos abaixo que explicam a diferença e característica de cada um.

Para entender sobre esses termos, que já circulam pelo mercado do vinho é melhor começarmos pela agricultura das uvas. O vinho é um produto vivo de dois processos: a viticultura e a vinificação.

Vinho orgânico

Quando falamos de um vinho orgânico, significa que suas uvas foram cultivadas de forma orgânica, ou seja, sem adição de fertilizantes sintéticos, herbicidas, fungicidas ou pesticidas. Em vez disso, cuidam da terra com misturas à base de plantas e minerais para combater pragas e doenças da vinha e manter a saúde do solo. A fermentação é feita com leveduras selvagens ou comerciais e pode ser usado sulfito no produto.

Rótulo orgânico é regulamentado

Ter no rótulo “orgânico” diz que o vinho foi certificado por uma organização licenciada que foi cultivado, colhido, processado e embalado de acordo com padrões rigorosos – em alguns países as regras são distintas. O selo orgânico traz as garantias que durante a produção do vinho, solo e uvas foram cuidados de forma segura contra qualquer aditivo químico ou transgênicos.

Confira alguns vinhos orgânicos da Mosto Flor: Fattoria di Petrognano

Vinho Biodinâmico

A agricultura biodinâmica também leva os princípios orgânicos. O que difere do trabalho orgânico é o método de cultivo desenvolvido na década de 1920 por Rudolf Steiner, que dá ênfase holística na autossuficiência da terra – com foco na prevenção em vez de tratamento.

Plantas (urtiga, casca de carvalho, dente de leão, valeriana e cavalinha), minerais (quartzo) e as boas e velhas preparações à base de adubo orgânico são usados para aumentar naturalmente o sistema imunológico e a fertilidade do solo e das videiras.

Essa abordagem leva em consideração os ciclos da lua – a lua cheia, por exemplo, incentiva o crescimento das plantas – e a atração gravitacional das marés oceânicas, ajuda na decisão do vinicultor sobre quando podar. A fermentação é feita com leveduras naturais e muitas vezes é incluído um pouco de sulfito.

Vinho Natural

A vinificação natural, apesar de sua popularidade mais recente, é tecnicamente o primeiro e mais antigo método de cultivo de vinho. O vinho natural – desde o cultivo e fermentação até o envelhecimento na adega – é feito inteiramente sem intervenção química e com o mínimo de manipulação tecnológica. Sua fermentação é feita com leveduras selvagens sem adição de sulfito ou dióxido de enxofre (conservante natural no vinho).

Tenha em mente: um vinho natural é orgânico e às vezes biodinâmico, embora os vinhos orgânicos e biodinâmicos nem sempre sejam naturais. Não há regulamentação para esse tipo de vinho.

Confira alguns vinhos naturais da Mosto Flor: Manus Vinhas e Vinhos