Sieur d´Arques é o nome da vinícola de vitivinicultores da região de Limoux, em Languedoc.

Limoux é uma das 16 sub-regiões de denominações de origem controlada (AOC) de Languedoc. As outras são Cabardès, Malepère, Picpoul de Pinet, Pic-Saint-Loup, Saint-Chinian, Faugères, Minervois, Minervois La Livinière, Fitou, Corbières, Corbières-Boutenac, Terrasses du Larzac, La Clape, Mascates e Clairette du Languedoc.

Primordialmente, a AOC Limoux se destaca pelos vinhos elaborados com a Chardonnay e no caso da Siuer d´Arques, localizada a 25 km de Carcassonne, recebe influência do Mediterrâneo.

Porém, há ainda a produção de vinhos com as castas Mauzac e Chenin, em regiões mais elevadas.

A Sieur d´Arques, certamente, é famosa por organizar, desde 1990, o leilão de caridade Toques & Clochers. Este evento tem a renda revertida para a renovação das torres (“les clochers”) da igreja das 42 aldeias dentro da AOC Limoux.

A sommelière da Mosto Flor, Amanda Camilotti, diz que esse é um evento imperdível, que encanta pelo caráter regional e apego a tradição. O leilão atrai 30 mil amantes do vinho do mundo inteiro, inclusive muitos brasileiros. 

Os vinhos do leilão Toques et Clochers reúnem mais de mil compradores. Inclusive a Mosto Flor, que trouxe dois exemplares espetaculares desta AOC.

Conheça excelentes exemplares: Toques et Clochers Haute Vallée e Toques et Clochers Terroir Méditerranéen

Viticultura de Sieur d´Arques

Em janeiro deste ano, os viticultores da cooperativa trabalhavam na poda das vinhas para “atrasar” a queda das folhas, para atenuar a influência de um outono mais ameno do que o esperado.

nesse meio tempo, os viticultores podaram cerca de 1.700 hectares, um trabalho lento e árduo. Desse modo, permiti que as videiras recomecem o seu trabalho de frutificação na primavera.

Contudo, os viticultores de Sieur d´Arques consideram esta ação fundamental para obter o máximo potencial de produção e qualidade da vinha, cujo objetivo final é elaborar vinhos excepcionais.

Os vinhos Toques et Clochers, exclusivos no Brasil pela Mosto Flor, são produzidos 100% com Chardonnay e obrigados a respeitar especificações muito precisas.

Em suma, o leilão deste ano ocorrerá no dia 15 de abril. O júri tem a participação de grandes chefs Michelin, uma tradição que se iniciou em 1990 com Pierre Troisgros (pai do “quérridissimo” Claude Troisgros) e, agora, com o chef Christophe Bacquié.

Detalhe importante: os vinhos já estão nas adegas da cooperativa, em meio aos fortes aromas das barricas de madeira. Lembrando que os viticultores de Sieur D´Arques praticam a técnica de “Batonnage”, que é a arte de suspender as borras.