A nova série sobre vinho chamada Gotas Divinas nos inspirou a falar um pouco mais sobre as 18 cepas da AOC ampla e cheia de minucias, Châteauneuf-du-Pape, no sul da França.
Até 2009 as cepas somavam 13, que em seguida, passaram a ser autorizadas 18 para a elaboração desse vinho imponente.
Châteauneuf é um vinho misterioso, profundo e complexo. Reflete bem a personalidade do terroir no sul da França. Uma região bastante ensolarada exibe solo vermelho e pedras brancas que se parecem ovos de pata aparentes na margem esquerda do rio Rhône.
Para abrir um bom Châteauneuf é necessário conhecer bons produtores na hora de adquirir seu vinho. Um bom exemplo fica por conta do produtor Domaine Tour Saint Michel, que está presente em nosso portfólio.
As 18 cepas escolhidas para a AOC
Atualmente, a Grenache é a referência, geralmente, mesclada com Syrah e Mourvèdre. Porém, as uvas reconhecidas nesta AOC agora são: uvas tintas – Grenache Gris, Grenache Noir, Terrer Noir, Vaccarèse, Muscardin, Counoise, Mourvèdre, Syrah e Cinsault. Já as uvas brancas são: Clairette Blanche, Grenache Blanc, Clairette Rose, Picpoul Gris, Picpoul Blanc, Picpoul Noir, Picardan, Roussanne e Bourboulenc.
Contudo, o vinho da denominação Châteauneuf–du-Pape é prova de que blend não é sinônimo de mistura aleatória, porém, o produtor do Domaine Tour Saint Michel destaca que cada cepa confere ao vinho um aspecto diferente. Cada uva vai trazer cor, acidez e potencial de guarda para aromas e sabores que se deseja. Para esse resultado, o enólogo atua como um maestro, orquestrando com sabedoria todas as castas.
No ano de 2013 essa denominação voltou a chamar a atenção do mercado, sendo avaliada por Robert Parker e trazendo um impacto positivo nos produtores avaliados chegando a 100 pontos e beneficiando toda a DO.
O crítico Robert Parker é um admirador confesso de vinhos mais potentes, frutados e alcoólicos, uma das características dos vinhos da DO Châteauneuf-du-Pape. Todavia, pequenos produtores de Châteauneuf-du-Pape vêm se destacando no cenário da vinicultura a atraindo novos paladares.
Já conhece nossos rótulos de Châteauneuf-du-Pape? Acesse o site clicando aqui.