Conheça a Petit Verdot, que muitas vezes não recebe a atenção que merece. Não é o caso do blog da Mosto Flor – importadora e loja de vinhos – que dá o devido destaque a esta cepa.
Na maioria das vezes, essa variedade é uma atriz coadjuvante, trazendo cor e riqueza a muitos blends – mas isso não significa que não possa brilhar sozinha. Na verdade, um número crescente de produtores em todo o mundo está explorando maneiras de trazer suas melhores qualidades à tona, mesmo como um vinho rotulado varietalmente, e seus esforços têm sido notáveis. Entretanto, sozinha ou como parte de uma mistura, a hora de Petit Verdot parece estar chegando.
Como é um vinho com essa uva?
É um vinho de cor rubi profundo com aromas intensos de amoras, com boa estrutura e muitos taninos. Historicamente, no entanto, essa variedade é usada como parte de blend – é uma das cinco principais variedades de uvas tintas permitidas em Bordeaux, ao lado das muito mais famosas Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot e Malbec.
Por que você deve beber um Petit Verdot?
Você provavelmente já o bebe! A capacidade dessa uva com bagas miúdas traz poder, cor, estrutura e profundidade. Onde a torna uma escolha popular para os blends e para complementar vinhos com rótulos varietais. Ao mesmo tempo seu nome nem sempre (ou mesmo com tanta frequência, nesses casos) apareça no rótulo Todavia, se você está desfrutando de um Petit Verdot em um blend ou mesmo varietal, é uma das variedades de uvas tintas mais subestimadas e importantes ao nosso redor.
Qual é o seu sabor?
Essa uva francesa tende a produzir um vinho tinto poderoso e profundamente. Colorido traz notas de ameixas, amoras, licor de cereja escura, especiarias doces e amadeiradas e toques de alcaçuz ou anis estrelado. Violetas e notas mais terrosas também são comuns, além de ervas secas encontradas e seus taninos estruturados.
Dada a sua estrutura tânica, o Petit Verdot todavia, é útil à mesa para harmonizar com alimentos ricos em gordura e proteína, que suavizam os taninos.
No portfólio da Mosto Flor você encontra excelentes blends com a Petit Verdot. Clique aqui e descubra.