A Merlot no mundo
Dia 7 de novembro é dia de celebrar uma das castas mais importantes e apreciadas de Bordeaux, a Merlot.
A primeira menção rastreável dessa variedade foi em 1784. Seu nome vem de um pássaro negro local chamado de Merle ou Melro, que era frequentemente visto comendo as uvas diretamente dos vinhedos. As parreiras de Merlot começaram a crescer amplamente ao longo das margens esquerdas do rio Gironde no início dos anos 1900.
Sem nenhuma surpresa, a França lidera o mundo no plantio de Merlot com mais de 2/3 das videiras do mundo. Outras áreas que hospedam vinhedos dessa variedade incluem Itália, Suíça, Croácia, Hungria, Eslovênia, Israel, Turquia e México. No novo mundo é cultivada nos Estados Unidos, Nova Zelândia, Austrália, Chile, Uruguai e Brasil.
Esse tipo de uva se dá muito bem quando plantadas em climas frios e solos de pedra. No período de brotação, a videira é altamente frágil e muitas vezes corre o risco de ser perdida para os fungos devido à sua pele fina em períodos de geada.
O vinho feito com essa casta pode trazer duas respostas:
A Merlot Fora de Bordeaux
Vai depender do que o produtor vai querer como resultado, mas na maioria das vezes, a Merlot produzida fora de Bordeaux é colhida no final da temporada – mais madura. A consequência é uma cor profunda e mais potência. O estilo internacional foca em sabor, frescor e taninos macios – típicos da casta. Seu destaque são notas profundas de amora e ameixa, proporcionando uma experiência espessa e exuberante.
A Merlot Dentro de Bordeaux
O método original local prevê a colheita das uvas de Merlot mais cedo na temporada. A diferença é menor corpo e maior nível de acidez no produto acabado. O teor alcoólico será menor e aromas e sabor destacarão frutos vermelhos como morango e framboesa com destaque aveludado no paladar.
Você sabia?
• A Merlot pode envelhecer! Embora a maioria dos vinhos sejam melhor apreciados dentro de alguns anos de sua safra, essa casta mostrou que pode continuar a amadurecer e mudar dentro da garrafa por várias décadas.
• É frequentemente a primeira variedade de uva a amadurecer em qualquer estação.
• Blends importantes e procurados de Bordeaux no mundo são o Château Pétrus, Château Margaux e Châteu Angélus feitos à base de uvas Merlot.
• O filme Sideways, lançado em 2004, pode ter custado aos produtores de Merlot mais de US$ 400 milhões em receita. Por meio do filme, um dos personagens principais fala em termos brilhantes sobre Pinot Noir, enquanto deprecia e humilha a Merlot. O resultado foi uma queda de 2% nas vendas da Merlot e um aumento de 16% na Pinot Noir.
• As variedades italianas de Merlot são frequentemente conhecidas por seus sabores mais leves e frutados. É essa mistura que deu a uva a associação comum de ser um tinto macio e agradável.
No nosso portfólio você encontra disponível toda a linha do Château Angélus.
Acesse e aproveite agora: www.mostoflor.com.br