O Château Angelus será a terceira propriedade Premier Grand Cru Classé A a se retirar do sistema de classificação de Saint-Émilion, em Bordeaux. Em janeiro deste ano, a marca de vinhos de luxo teve destaque nas notícias da França e no mundo do vinho.

A decisão

Os nossos especialistas aqui da Mosto Flor explicam. O Château Angelus anunciou, que pretende sair da classificação deste ano de 2022. A decisão foi tomada porque o proprietário do Château, Hubert de Bôuard, foi considerado culpado pelo tribunal de Bordeaux alegando que ele tinha um conflito ilegal de interesses, durante a elaboração da própria classificação em 2012, quando o seu Château foi elevado de categoria. Na época, Boüard ocupava um cargo sênior no órgão nacional de denominação, o INAO.

Consequências

A decisão do afastamento de Angelus trouxe inúmeras críticas e difamação, que o levou a vários casos de recurso legal. A primeira vez foi em 2006 e depois novamente em 2012 (os processos judiciais seguem em andamento quase dez anos depois).

Com isso, a classificação de Saint-Émilion tornou-se um veículo de instabilidade. Os Châteaux Cheval Blanc e Ausone já haviam se retirado da classificação alegando que a qualidade dos vinhos foi deixada de lado em prol de características como fama e redes sociais.

Château Angelus na Mosto Flor.

A Importadora Mosto Flor traz para o Brasil, os quatro rótulos dessa marca emblemática francesa:

  • Chateau Angelus – 1er Grand Cru Classé A St Emilion “A”, 2011 – Clique aqui.
  • Carillon d`Angelus – Saint Emilion Grand Cru, 2016 – Clique aqui.
  • No. 3 d`Angelus – Saint Emilion Grand Cru, 2011 – Clique aqui.
  • Tempo d`Angelus – Bordeaux, 2019 – Clique aqui.

veja mais no nosso site: www.mostoflor.com.br