A história da Fattoria di Petrognano começou na década de 60 em Montelupo Fiorentino, bem no centro da região de produção do Chianti DOCG entre Montalbano, Montespertoli e Colli Fiorentini. A vinícola, contudo, está na família há quatro gerações e vem ganhando destaque entre os produtores de vinho da região.
Filosofia de elaboração orgânica
A vinícola Fattoria di Petrognano, todavia, está localizada em uma área de 85 hectares, dos quais 25 hectares são dedicados exclusivamente ao cultivo da uva. As principais castas cultivadas nas suas vinhas são Sangiovese, Canaiolo (vinhas velhas), Trebbiano, Merlot e Syrah. Na propriedade a filosofia é orgânica destacando a natureza, respeito e mãos virtuosas na elaboração dos vinhos e no equilíbrio do ecossistema.
Fattotia di Petrognano e a sustentabilidade
A marca foi certificada como orgânica a partir de 2013 e para isso, a vinícola foi construída com o uso de tecnologia de ponta para que todas as etapas de vinificação, armazenamento e refinamento fossem realizados de maneira otimizada.
A Fattoria di Petrognano utiliza diferentes processos que lhes permitem manter-se ligados à tradição, ao mesmo tempo que demonstram um
sentido de investigação e desenvolvimento nas suas práticas de vinificação.
Equilíbrio entre Modernidade e Tradição
O equilíbrio entre tradição e técnicas modernas podem, entretanto, serem vistas em toda a vinícola, com força e respeito por trás do sucesso da empresa. A Fattoria também produz excelentes azeites. Há enoturismo com estadia em uma fazenda, onde os turistas e apreciadores de vinho terão experiência em primeira mão na cultura e filosofia da família.
A enóloga Monica Rossetti e a marca Fattoria di Petrognano
Monica Rossetti, enóloga ítalo-brasileira e esposa de Emanuele Pellegrini encarregou-se da direção técnica da vinícola. Por meio da fusão desse casal, a história da família Pellegrini abre-se para um horizonte internacional e inovador.
Com a chegada de Monica, a empresa implementou a viticultura de precisão, a gestão de parcelas e uma série de novos projetos na filosofia o mais natural possível. Esta abordagem fortaleceu ainda mais o conceito de identidade na vinha e na adega.
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