A Merlot é um dos componentes chave nos blends clássicos de Bordeaux. Contudo, este é o assunto de hoje do blog da Mosto Flor, importadora e loja de vinhos importados.
Na margem direita, no Pomerol em particular muitas vezes trabalhada em vinhos (incorporados em blends, tipicamente com a Cabernet Franc) que estão entre os mais clássicos do mundo. Considerada uma das grandes uvas, a Merlot merece esse destaque.
De onde vem o vinho Merlot?
É francesa e originalmente de Bordeaux. É uma das uvas mais importantes das cinco principais variedades permitidas, ao lado de Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Petit Verdot e Malbec.
Grandes Merlots produzidos em Napa Valley, Sonoma County e também na Toscana mostram seu poder na classe mundial. A Austrália contudo, abriga excelentes Merlots em seus vinhos, assim como Chile, Argentina, Washington State e muito mais.
Por que você deve beber vinho Merlot?
Por causa de seus taninos muitas vezes mais macios e textura aveludada, o Merlot é bem adequado para ser bebido sozinho. À mesa também oferece uma fantástica presença na gastronomia. Combinações clássicas como bife e hambúrgueres são fáceis e agradáveis, mas as generosas ameixas escuras nela encontrada também funcionam bem ao lado de molhos à base de frutas que brilham ao lado de cordeiro e pato assado. O Merlot é uma opção sólida com queijos como cheddar e gouda, cuja doçura sutil encontra características complementares na fruta madura dessa variedade. A Merlot é uma parceira maravilhosa para o chocolate; apenas certifique-se de que há uma porcentagem alta o suficiente de cacau e não muito açúcar, para que não haja divergência com o tanino.
Como é o sabor do Merlot?
O Merlot, todavia, possui notas de frutas vermelhas e pretas, groselhas, cerejas e ameixas. Se tiver sido envelhecido em carvalho novo – ou uma percentagem de carvalho novo – pode assumir aromas e sabores que lembram chocolate, baunilha e café. À medida que envelhece, contudo, pode apresentar características de tabaco, couro, hortelã seca e couro. Seus taninos costumam ser aveludados, especialmente em vinhos que devem envelhecer por um longo período de tempo.
Conhecida por seus vinhos franceses de alta reputação, a Mosto Flor traz blends indubitavelmente precisos com a variedade bordalesa Merlot. Acesse aqui.