O blog da Mosto Flor – importadora e loja online de vinhos ultra-premium – traz informações relevantes para consumidores e amantes de bons vinhos, principalmente para aqueles que gostam de estudar e conhecer mais sobre o mundo dos vinhos e seus produtores. Este é o caso do Château Francs Magnus.
O Château Francs Magnus tem história que remonta aos meados do século XIX. Sua história entretanto, ganha uma página especial em 2011, quando Arnaud Roux-Oulié compra a propriedade.
Além de bem reputado artista plástico, que eventualmente desenha rótulos para edições especiais de seus vinhos, Arnaud pertence à 3ª geração da família dedicada a produção de vinhos em Bordeaux.
Além da expertise familiar, Roux-Ouilié incorporou Francs Magnus a outras duas vinícolas que já possuía na mesma sub-região de Fronsac, os Châteaux Carlmagnus e Lagüe, na margem direita de Bordeaux, vizinho à noroeste de St-Émilion e Pomerol.
St-Émilion e Pomerol
O platô argilo-calcário que faz a fama de St-Émilion e Pomerol, desce do interior em direção à margem do rio Dordogne e se estende até Fronsac. Assim, os vinhos seguem a mesma arquitetura e se apoiam principalmente na Merlot, complementada pela Cabernet Franc.
No caso de Francs Magnus (classificado como Bordeaux Supérieur), os 13 hectares de vinhedos fornecem as uvas para a mescla final de 90% Merlot e 10% Cabernet Franc. Em 2018, a propriedade adotou a viticultura orgânica, obtendo em 2020 a certificação Ecocert. A enologia conta com a consultoria de Stéphane Derenoncourt, um dos mais respeitados enólogos bordaleses na atualidade e conhecido por respeitar o terroir e estilo de cada produtor.
2018, ótima safra
A ótima safra 2018 em Bordeaux é capaz de mostrar toda nobreza e amabilidade da Merlot, trazendo ótima complexidade de frutas negras maduras, taninos bastante finos e toque de especiarias dado pelo estágio em barricas de carvalho francês por 10 meses.
A Mosto Flor comercializa, com exclusividade no Brasil, o Château Francs Magnus, um AOC Bordeaux Supérieur, 2018. Clique aqui e confira.