Encruzilhada do Sul é a região onde são produzidos os vinhos da marca Manus, desenvolvidos por Monica Rossetti e Gustavo Bertolini, que a Mosto Flor, importadora e loja online de vinhos ultra-premium, está comercializando com exclusividade.

A região da serra do sudeste gaúcho está entre a serra gaúcha e a campanha, tendo como principais cidades de referência Encruzilhada do Sul e Pinheiro Machado. A região, embora recente no cenário vitivinícola nacional tem se revelado fonte de grandes vinhos brasileiros. 

Região é uma descoberta para os enófilos

A vocação vitivinícola da Serra do Sudeste surgiu na década de 1970 quando a região começou a ser utilizada como viveiros de mudas de videiras. E aqui a primeira vantagem: a região nasceu dentro do paradigma das variedades viníferas, isto é, com foco na produção de vinhos finos e na condução em espaldeiras, que propicia melhor amadurecimento das uvas. Esta juventude ainda não permite a região ter uma grande massa de vinícolas estabelecidas na região, mantendo o atributo de “revelação ou descoberta” para os enófilos.  

Além da posição geográfica intermediária entre a Serra Gaúcha e a Campanha Gaúcha, a Serra do Sudeste também conta com benefícios comuns às duas regiões. Por um lado, conta com altitude média de 400 metros (mais próximo da Serra Gaúcha), suficiente para arrefecer as altas temperaturas diurnas durante o verão, e também possui relevo com suaves ondulações e solo com boa porosidade (como na Campanha), o que facilita o manejo das videiras, além de drenar mais facilmente os excessos de chuva. É normal a região apresentar temperaturas diurnas superiores e noturnas inferiores à Serra Gaúcha, a conhecida e benéfica amplitude térmica.

Solo granítico

Conta ainda à favor da região o perfil do solo granítico (como no Dão, Beaujolais, norte do Rhône ou Swartland), potencialmente capaz de produzir grandes vinhos, sejam espumantes, brancos ou tintos. 

Entre as variedades cultivadas há boa mescla de castas francesas, como Chardonnay, Merlot e Tannat, italianas, com destaque para as tintas Barbera e Teroldego, e portuguesas, como a Touriga Nacional e a Alvarinho. A Serra do Sudeste gaúcho ainda não conta com Indicação Geográfica ou Denominação de Origem, como a Campanha Gaúcha (I.P.) ou o Vale dos Vinhedos (D.O.), na Serra Gaúcha.

Conheça os vinhos da Manus, produzidos em Encruzilhada do Sul, aqui.