Vinhos premium, super premium ou ultra premium? São muitas as classificações no mundo do vinho, seja por qualidade ou tipicidade, como os rankings dentro das denominações de origem (os Crus da Borgonha ou a de 1855 de Bordeaux). Por isso a Mosto Flor, nova importadora de vinhos ultra premium e icônicos, ajuda a você a entender as classificações.
Primeiro é importante destacar que são muitas as classificações por agremiação, como os “Cru Bourgeois” ou os biodinâmicos da “Renaissance das Appellations”; ou ainda, uma classificação informal e global, que tem o preço dos vinhos como parâmetro, que segmentam em popular, premium, super premium, ultra premium e ícones.
A classificação por preço é mais comumente utilizado como parâmetro para importadores como a Mosto Flor e vinícolas, pois consegue posicionar um rótulo dentro um padrão global de preço e, consequentemente, estabelecer quem são seus pares em outros países e seu perfil de consumidor.
Os vinhos da categoria premium se posicionam na faixa de preço entre US$ 20 e US$ 27 a garrafa, o degrau seguinte, os super-premium, têm preços entre US$ 27,01 e US$ 40 e o ultra-premium são os vinhos que partem de US$ 40,01 e chegam a US$ 360 a garrafa. Abaixo de US$ 20 convenciona-se chamar de vinhos populares e acima de US$ 360 são os ícones.
No entanto, não espere encontrar estas categorias nos rótulos (ou contra-rótulos) das garrafas ou nas fichas técnicas. É fato que nas categorias acima de premium se espera algo que está além do líquido na garrafa, falamos de uma tradição, uma escala minúscula de produção e meios artesanais de produção, uma forma de produção que normalmente prima pelos conceitos de sustentabilidade, (ambiental e social) e tratamento individualizado de uma parcela de vinhedo que deve se expressar na taça, além de ser longevo na garrafa.
Exemplos de vinhos ultra premium: