Injustamente tratada como variedade neutra por muitos autores, a forma mais justa para falar da Chardonnay é tratá-la como versátil. Afinal, Champagne, Bourgogne ou Napa são sinônimos de muitos vinhos de enorme qualidade e todos com características distintas entre si.
A mais conhecida variedade branca só não pode ser considerada a mais plantada pois a espanhola Airén (também utilizada na destilação) a supera por cerca de 20.000 hectares. Enquanto a Airén contabiliza 538.700 hectares plantados (e em queda), a Chardonnay conta com 518.900 hectares no mundo.
Entretanto quando falamos de qualidade a Chardonnay é sinônimo de grandes vinhos, muitos casos não trazendo seu nome nos rótulos, casos por exemplo, de Montrachet, Meursault, Chablis, na Borgonha; e os “Blanc de Blanc” em Champagne.
Diferentes estilos e qualidade
Mais importante que suas regiões emblemáticas é entender que a Chardonnay pode dar origem a vinhos de diferentes estilos e níveis de qualidade. No caso dos espumantes, a Chardonnay, colhida com potencial alcoólico próximo de 11%, se transforma em um vinho elegante, cítrico, e nos melhores casos, minerais, com camadas florais, de frutas de caroço e elegante aporte dos aromas e textura dada pelo tempo de contato com as leveduras (fermentos).
No raro caso de Chablis (Bourgogne), o solo calcário e clima continental, resulta em um vinho afiado, direto e agudo, que na maioria dos casos não passa por madeira. Alguns quilômetros à sudeste, na Côte de Beaune, a referência se mostra de outra forma, normalmente fermentados e estagiados em barricas de carvalho, a Chardonnay pode mostrar untuosidade, com toques amanteigados, frutas brancas frescas, flores brancas e cítricos.
Na roupagem do Novo Mundo, a Chardonnay ganha feições tropicais, repleta de notas frutadas (frutas brancas e amarelas), estrutura e álcool mais generosos e por vezes sob influência do carvalho e seus cobiçados aromas de frutos secos, tostados e especiarias. O sucesso desse estilo tem como maior representante a California, onde a Chardonnay é a variedade mais cultivada entre todas as uvas viníferas, considerando brancas e tintas.
Chardonnay e gastronomia
À mesa a Chardonnay mantém sua versatilidade, com combinações clássicas com carnes brancas e molhos à base de creme de leite. Um bom Chardonnay maduro é também grande companheiro de cogumelos, da mesma forma que expressões de clima frio e com toques minerais são escolhas certas para frutos do mar em geral e queijos frescos.
A Mosto Flor, importadora e loja online de vinhos premium, oferece dois exemplares incríveis de Chablis: O Chablis 1er Cru Les Vaillons Bernard Loiseau, um AOC Chablis 1er Cru, 2018 e o Chablis Bernard Loiseau, um AOC Chablis, 2020.
A loja oferece também dois exemplares de Limoux, que são produzidos com a Chardonnay: os maravilhosos vinhos da Sieur d´Arques, do famoso leilão Toques et Clochers, veja aqui!