O período de 2020 foi marcado por um clima quente e seco em diversas regiões da América do Sul. Em ano de seca, videiras e vinhos podem sofrer impacto significativo e certamente, na safra. Sendo assim, sabemos que não há dúvida que esse tipo de clima afetou em cheio os vinhos da safra 2020. E o que podemos esperar com isso?
Desvendando o estresse hídrico
Com a seca, as videiras começam a desenvolver raízes mais profundas em busca de água. Dessa forma a planta consegue absorver água e nutrientes para continuar a lutar com as variações do nível baixo de água durante o período de estiagem. Portanto, a parreira apresenta menor crescimento, trazendo nutrientes para as uvas. Em termos de rendimento costumam apresentar-se baixos (em altura) e suas cepas trazem características de potência e concentração.
A vinha precisa de um mínimo de água para se manter produtiva. Se esta quantidade não for a ideal, estamos falando de estresse hídrico na planta.
Considera-se que uma videira necessita em média de 650-900mm de água por ano. Parte dessa água pode ocorrer no período da primavera ou verão, quando a vinha utiliza suas energias para assegurar sua produção.
Um bom vinho nasce de boas uvas
Situações no processo de cultivo em períodos de seca costumam resultar em uvas mais miúdas, com menor concentração de água e mais capacidade de resultar em um vinho de qualidade superlativa, por isso a escolha do terroir é fundamental para obter uvas sadias.
Em suma, há fatores em períodos de estresse hídrico, onde o enólogo para equilibrar a seca em sua produção vai fornecer suas vinhas em sistema de gotejamento. É uma maneira eficaz de oferecer água e nutrientes aos vinhedos entregando as quantidades ideias de acordo com as fases do seu cultivo. Essa irrigação é sutil sendo feita por mangueiras próprias para gotejamento.
Esse tipo de manejo com o solo acontece no Vale do Maipo em Puente Alto, na Viña chilena Almaviva.
O ano de 2020 no Chile foi marcado pelo clima quente, fazendo a marca franco-chilena Almaviva garantir uma vindima espetacular. A safra 2020 está desembarcando no Brasil pelas mãos da importadora Mosto Flor. Para garantir sua garrafa acesse aqui.