Para os judeus, é a festa de Pessach; para os cristãos, é a Páscoa – o latim Pasach emprestou do hebraico o significado e o fonema – que significa passagem. Os judeus têm motivo de sobra: é a passagem da escravidão para a libertação a caminho de Canaã, liderados por Moisés, após um período de sofrimento causado pelos egípcios opressores. Os cristãos comemoram a ressureição de Jesus Cristo, o judeu que se deixou morrer para que todos vivessem. As duas festas são comemoradas pelas famílias à mesa e com vinho, símbolos da alternância entre a privação e a celebração da existência.
O blog da Mosto Flor – importadora e loja online de vinhos ultra-premium e icônicos – traz uma seleção de vinhos altamente gastronômicos a serem harmonizados em ambos os tipos de ceias, Páscoa ou Pessach (desde que não se observe a obrigação de serem vinhos Kosher). A seleção e indicação é de Amanda Camilotti, CEO e sommelière da Mosto Flor, que criou uma seção inteira na loja dedicada a esta data religiosa tão importante (veja aqui na home ou o kit montado especialmente para esta data). Ao final, publicamos também duas receitas incríveis, extraídas do livro “Sabores das Lembranças – Coletânea de receitas e memórias das delícias da cozinha da Fazenda Monte Belo”, de Maria Christina Von Rainer Fabiani.
Um espumante para começar, ficar e terminar!
A seleção começa com o vinho certo para festas, celebrações e comemorações – um espumante. Melhor dizendo, não “um” espumante qualquer, mas um dos melhores espumantes já produzidos no Brasil, segundo Amanda Camilotti, o Cave Geisse Nature Leveduras Autóctones. Elaborado pela vinícola Geisse, que foi lançada pelo icônico enólogo Mario Geisse –hoje comandada brilhantemente por seus filhos, Daniel e Rodrigo – o espumante é vinificado em Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha, “a melhor região do mundo para produzir espumantes, depois de Champagne, na França”, segundo o próprio Mario Geisse. Espumante é coringa: pode ser servido antes, durante e depois – para quem gosta é como beber estrelas.
A nossa Páscoa harmonizada segue servindo um verdadeiro Rosé de Provence, o Les Armoises, que pode ser uma ótima opção para harmonizar com bacalhau ao forno, salmão assado, linguado, salpicão de bacalhau ou mesmo cordeiro. O Les Armoises é um blending das uvas Grenache, Cinsault, Carignan, Syrah, Rolle: é fresco e equilibrado, tem aromas de fruta fresca, laranja doce e flores brancas – é um vinho delicioso!
Amanda selecionou vários vinhos brancos, de diferentes estilos e regiões da França: o Riesling Dirler Cadé, um AOC Alsace 2017, é cítrico e mineral, elaborado 100% com a uva Riesling. É um vinho suculento, dinâmico, fresco, com aroma persistente, ideal para servir com pratos de peixes.
Vinhos de Limoux
Os vinhos selecionados para a Páscoa incluem um belíssimo exemplar da região de Limoux, em Languedoc-Roussignon, na França – o Toques et Clochers Haute Vallé, um AOC Limoux 2018, elaborado pela cooperativa Siers D´Arques, que organiza o famoso leilão de caridade, também chamado Toques et Clochers, desde 1990, cujos lucros vão para a renovação das torres da igreja das 40 aldeias dentro da Denominação de Limoux. Hoje, o leilão é um evento imperdível no circuito internacional, atraindo mais de mil compradores de todo o mundo, inclusive vários brasileiros que amam um bom vinho. Esses vinhos renomados são servidos em alguns dos melhores restaurantes do mundo e já conquistaram a aprovação unânime dos principais sommeliers internacionais do setor.
A lista termina com um vinho “de garagem” de Saint-Émilion, o Château Bonnin La Fleur Blanchon, um AOC Lussac St-Émilion 2016. Vinificado pelos proprietários Patricia e Philippe Bonnin, com consultoria do mestre Jean Luc Thunevin, este tinto de Bordeaux é um blend das uvas Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc. Harmoniza à perfeição com os pratos à base de cordeiro ou carnes de Pessach e vai bem também como queijo duro da entrada da festa.
A Mosto Flor traz duas receitas do livro “Sabores das Lembranças – Coletânea de receitas e memórias das delícias da cozinha da Fazenda Monte Belo”, de Maria Christina Von Rainer Fabiani:
Bacalhau no forno
(Serve 6 pessoas)
Ingredientes:
1 kg de bacalhau dessalgado
1 l de leite integral
10 tomates
5 cebolas médias
8 dentes de alho
4 batatas grandes
1 galhinho de alecrim
Sal a gosto
Azeite extra virgem (bastante)
Preparo:
Descongele o bacalhau e ferva as postas em leite integral. Após a fervura, deixe descansar por 10 minutos. Retire o bacalhau, deixe esfriar, tire a pele e as espinhas. Corte as cebolas em rodelas e refogue em azeite, acrescente os dentes de alho já cozidos ou assados. Ligue o forno. Unte uma vasilha com azeite, coloque as batatas cozidas e fatiadas no fundo, sal e alecrim. Coloque então o bacalhau e a cebola por cima. Deixe por 15 minutos no forno e só então coloque os tomates sem casca, sementes e cortados em 4. Leve novamente ao forno por mais 20 minutos.
HADDOCK
Ingredientes
750 g de haddock
2 l de leite
1 kg de batatas cortadas
4 colheres (sopa) de manteiga
Cheiro verde para salpicar
PREPARO
Deixe o haddock por duas horas de molho no leite, na geladeira. Jogue este leite fora, coloque o haddock numa vasilha que vá ao forno, cubra com leite e leve para assar por 40 minutos. Escorra o leite e sirva coberto com manteiga derretida e batatas cozidas e salpicadas com cheiro verde.