Realizou-se no último fim de semana (sexta e sábado – 14 e 15 de abril), um dos eventos regionais mais peculiares do mundo do vinho na França, o evento Toques et Clochers 2023. A Mosto Flor traz algumas informações de como foi o evento deste ano, a 34ª edição.
Milhares de turistas, inclusive brasileiros, acorreram à região de Limoux, no Languedoc, para participar dos festejos organizados pela Siuer d´Arques, uma cooperativa de luxo que reúne vitivinicultores de diversos terroirs de Limoux, onde a Chardonnay é uma das estrelas.
Neste ano, os organizadores informaram que venderam um total de 486.700 euros, sendo que 14.600 euros foram encaminhados para a restauração do Château de Flandry e 25.400 euros para a Igreja da Misericórdia.
O objetivo da festa, como em todos os anos, é angariar recursos para os diversos campanários da região histórica (são 42), e principalmente as torres da igreja da Misericórdia, onde ficam os sinos (os clochers). A principal atração do evento é o leilão Toques et Clochers onde são leiloados diversos vinhos da AOC. Mas não só.
Exposições de arte Toques et Clochers
Os turistas percorreram animados as principais vias da cidade, que foram fechadas para o trânsito, principalmente as rue des Augustin e Jean-Jaurès, sob uma temperatura entre 15 graus (de dia) e 10 graus (à noite). As pessoas nem perceberam alguns chuviscos durante um pequeno período do dia. No trajeto, entraram por diversas salas de exposições de arte (em uma delas, com o artista plástico Christophe Monteil), fotografias e música.
Como a igreja da Misericórdia ainda está em reforma, os visitantes puderam entender a lógica da restauração por meio de maquetes e reproduções que estavam expostas em uma das salas de exposições. Os organizadores colocaram uma iluminação especial para que os passantes pudessem ver o retábulo da igreja a partir da rue des Augustins, segundo o jornal L´Indépendant.
Chef 3 estrelas Michelin
Além do leilão, o Toques&Clochers destaca-se pela alta gastronomia. destacam-se a presença dos convidados Chef Christophe Baquié. Padrinho da 34ª edição, e do sommelier Jonathan Pral.
Baquié dispensa apresentações: certamente, é um dos mais premiados Chefs dos últimos 20 anos. Iniciou a sua trajetória em 2002 ao conquistar a sua primeira estrela Michelin. Cinco anos depois alcançou as suas primeiras duas estrelas como Chef do La Villa. Em 2010, assume como chef do Hotel & Spa du Castellet, onde obtém duas estrelas Michelan. Já em 2018, finalmente, alcança o estrelato com as cobiçadas três estrelas do Guide Michelan, pelo seu trabalho e consistência no Hotel & Spa du Castellet. Em 2019 obteve o segundo lugar no ranking dos 100 melhores Chefs do mundo durante a cerimônia realizada no âmbito do Chefs world Summit em Mônaco
Desde 2020, mantém a 3ª estrela no guia Michelin. No ano passado, 2022, foi 6º chef do mundo no ranking da lista (pontuação 97/100). Por fim, com seu trabalho ganhou em 2019, a condecoração Cavaleiro da Ordem da Legião de Honra.
Head Sommelier convidado
O outro convidado de honra do evento desse ano foi Jonathan Pral, Head Sommelier do restaurante Hôtel et Spa du Castellet colaborador do Chef Christophe Bacquié desde 2020.
Pral teve a oportunidade de aprender com grandes mestres sommeliers. Como por exemplo: o professor Bouchet, do L´Hermitage e com Pascal Paulze, do L´Oasis. Pascal “mudou minha visão e minha compreensão do mundo do vinho”, de acordo com declaração ao site da Sieur d´Arques.
Em 2019, assume como Head Sommelier no Auberge du Cheval Blanc, 2 estrelas no guia Michelin em Lembach, na Alsácia, em um trabalho com Pascal Bastian, “que me permitiu entender a complexidade do vinhedo”.
Quer entrar no clima do evento? Então clique em Sieur D’arques e descubra todos os sabores dessa maravilhosa AOC de Languedoc.