Crémant francês é um vinho espumante que muitas vezes é esquecido em favor de seu primo mais famoso, o champanhe. No entanto, o crémant tem muito a oferecer em termos de sabor e valor. O Crémant produzido pelo método tradicional envolve uma fermentação secundária dentro da garrafa.
Antes de tudo, as regras de produção do Crémant variam em relação a região produzida. Na França, o Crémant, todavia, pode ser produzido em oito regiões, incluindo Alsácia, Borgonha e Loire. Cada região tem seu próprio conjunto de regras sobre variedades de uvas, requisitos de envelhecimento e métodos de produção.
Sobretudo, os mais altos níveis de qualidade para o Crémant francês são os vinhos espumantes blanc de blancs e blanc de noirs. Na produção de espumante, apenas uvas da mais alta qualidade são usadas.
História do espumante crémant
Primeiramente, o termo Crémant foi usado pela primeira vez na década de 1970 para descrever vinhos espumantes produzidos fora da região de Champagne da região de Champagne, na França. O nome Crémant vem da palavra francesa crème, que significa cremoso, e refere-se às bolhas finas do espumante francês que são características deste tipo de espumante.
Processo de produção espumante francês
As regras de produção do Crémant, contudo, são semelhantes às do Champagne. As uvas colhidas pelos produtores de Crémant de Bourgogne à mão, e o suco fermentado vai para os tanques de aço inoxidável. Após a primeira fermentação, o vinho, sobretudo, recebe seu engarrafamento com fermento e açúcar, e uma segunda fermentação ocorre na garrafa.
Este processo cria as bolhas que são características do Crémant. O vinho, então, envelhece sobre as borras por um período mínimo de nove meses, o que lhe confere uma textura cremosa e um sabor complexo.
Tipos de Crémant
Crémant trata-se de uma categoria de vinhos espumantes franceses produzido usando o mesmo método tradicional do Champagne, mas de outras regiões, e muitas vezes apoiando-se em uvas diferentes das tradicionais Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier. Este espumante refinado tem sua produção na maioria das regiões vinícolas francesas.
Crémant da Bourgogne
O Crémant de Bourgogne, todavia, tem sua produção com uma mistura de uvas Chardonnay e Pinot Noir. Na produção do crémant de Bourgogne, O vinho envelhecido por pelo menos 12 meses antes do lançamento, resulta em um vinho espumante com uma mousse fina e persistente e um aroma delicado de flores brancas e frutas cítricas.
Crémant do Loire
O Crémant de Loire é, todavia, feito na região do Vale do Loire, na França. Se produz com uma mistura de uvas Chenin Blanc, Chardonnay e Cabernet Franc. O vinho envelhecido por pelo menos 12 meses antes do lançamento, resulta em um vinho espumante com um caráter vivo e fresco, uma mousse fina e persistente e um aroma delicado de flores brancas e maçãs verdes.
Crémant d’Alsace
Embora o Crémant d’Alsace tenha fabricação na região da Alsácia, na França, tem sua produção com uma mistura de uvas Pinot Blanc, Auxerrois, Pinot Gris, Riesling, Chardonnay e Pinot Noir. O Crémant d’Alsace tem envelhecimento por pelo menos 9 meses antes do lançamento, resultando em um vinho espumante com uma mousse fina e persistente e um aroma delicado de flores brancas, frutas cítricas e mel.
Crémant de Bordeaux
O Crémant de Bordeaux, entretanto, tem produzido com uma mistura de uvas Sémillon, Sauvignon Blanc e Muscadelle. O vinho envelhecido por pelo menos 12 meses antes do lançamento, resulta em um vinho espumante com uma mousse fina e persistente e um aroma delicado de flores brancas, frutas cítricas e maçãs verdes.
Crémant de Savoie
O Crémant de Savoie, porém, tem sua produção da mistura de uvas Jacquère, Altesse e Chardonnay. O vinho envelhecido por pelo menos 12 meses antes do lançamento, resulta em um vinho espumante com uma mousse fina e persistente e um aroma delicado de flores brancas, frutas cítricas e maçãs verdes.
Crémant du Jura
O Crémant du Jura, contudo, se produz com uma mistura de uvas Chardonnay, Pinot Noir e Trousseau. O vinho envelhecido por pelo menos 12 meses antes do lançamento, resulta em um vinho espumante com uma mousse fina e persistente e um aroma delicado de flores brancas, frutas cítricas e frutas vermelhas.
Crémant francês de Limoux
Crémant de Limoux e blanquette de Limoux, entretanto, tem produzição com uma mistura de uvas Chardonnay, Chenin Blanc e Mauzac. O vinho envelhecido por pelo menos 9 meses antes do lançamento, resulta em um vinho espumante com uma mousse fina e persistente e um aroma delicado de flores brancas, frutas cítricas e mel.
A Mosto Flor traz um Crémant untuoso e refrescante em seu portfólio. A origem é Limoux no Languedoc-Roussillon. Clique aqui e descubra seus sabores.