Meunier, todavia, é uma variedade tinta leve e aromática com uma boa quantidade de frutas silvestres e notas terrosas. Semelhante à Pinot Noir, o que faz sentido, pois trata-se de uma mutação genética da Pinot Noir e do Pinot Gris (Mutação genética = reprodução lenta e natural de células, onde as características das uvas mostram-se diferentes o suficiente para serem consideradas uma nova variedade.)

Normalmente, a Meunier vem sendo usada como uva de blend em vinhos espumantes de champanhe, mas está recebendo um hype como um vinho tranquilo de variedade única em muitas áreas frias da França!

 Algumas notas sobre Meunier:

Muitas vezes rotulada simplesmente como “Meunier” na França e no mercado internacional.

Usada em rosé em áreas como o Vale do Loire (onde pode mostrar um caráter defumado).

Conhecida por adicionar textura, delicadeza, frutas (e às vezes um pouco de notas de ervas ou especiarias) aos blends de champanhe.

Perfumada e terrosa, a Meunier é conhecida por ser deliciosamente aromática.

Qual é o sabor do Pinot Meunier?

Cereja, romã, framboesa, especiarias, rosas e terra. Estes são os sabores e aromas mais familiares encontrados na Meunier. Também comum encontrar notas de morango, frutas cítricas, chá, ervas doces, terra, cogumelos, minerais e chocolate, dependendo de onde o vinho é e como é feito.

E quanto à estrutura e acidez?

Corpo de leve a médio. A acidez, contudo, é conhecida por ser alta, ainda mais do que a Pinot Noir.

Baixo teor alcoólico

A Meunier normalmente tem muito baixo teor alcoólico para vinho tranquilo, bem como espumante.

De onde é o Pinot Meunier?

França – Principalmente em: Champanhe

80% das vinhas da Meunier são encontradas na França. É mais conhecida em Champagne, onde é uma das três principais variedades usadas no cuvée (junto com a Chardonnay e Pinot Noir). Representa cerca de 40% das plantações em Champagne e a maior parte encontra-se no Vallée de la Marne. Entretanto, também uma variedade acessível no preço, entretanto mais confiável (rendimentos mais altos) do que a Pinot Noir.

Conheça nossos champagnes com a mescla de Meunier clicando aqui.