Todavia, há uma abundância de vinhos tintos leves que você pode beber ligeiramente refrigerado nos meses de calor. Pinot Noirs, Gamay, Merlot, Cabernet Sauvignon, sem passagem por carvalho, ou mesmo aqueles Tempranillos espanhóis chamados de “tinto de verano” são estilos mais leves que têm boa fruta primária, um corpo leve, baixos níveis de tanino e álcool que pode ser ótima alternativa entre brancos e rosés nos meses de primavera e verão.
Tintos leves
O maior volume de vinhos produzidos no mundo são, entretanto, dos vinho tintos jovens e de corpo leve. São versáteis, pronto para o consumo, bom para o dia-a-dia sendo um vinho coringa para gastronomia em todos os momentos, até sozinho. Em destaque há grupos de vinhos com diversas uvas como o Beaujolais (sem ser nouveau) da uva Gamay, os Cabernet Franc do Loire, os Vin du Pays do sul da França como os Cabernet Sauvignon, os Pinot Noir básicos da Borgonha, os Valpolicellas básicos incluindo os deliciosos Chiantis da Toscana.
O que você precisa saber sobre o vinho tinto de verão
Quanto mais fresco e leve for o vinho, mais ele se beneficiará de ser servido mais fresco. Busque sempre um cooler ou um balde de gelo.
Concentre-se em vinhos jovens que têm acidez fresca e sabores suculentos e frutados, pois refrigerado os tornará ainda mais vibrantes e te ajudando a refrescar.
Tempo para resfriar o vinho tinto
Contudo, os tintos de corpo leve para verão podem ser servidos a 10°C-16°C.
Uma garrafa com 30 minutos de tempo na geladeira antes de servir será imediatamente mais refrescante.
Tenha cuidado para não esfriar demais o vinho, pois isso silenciará os aromas e sabores e fará com que os taninos pareçam mais adstringentes e secos.
Aqui na Mosto Flor temos rótulos para você apreciar nos dias de calor. Acesse aqui e saúde!