O que torna o Merlot um deleite? Sua textura macia e de perfil acessível o tornam um excelente vinho redondo para beber. No entanto, traz a presença de profundidade suficiente para combinar alimentos como queijos de sabor intenso e ensopados com carne.

Os iniciantes no vinho tinto, no entanto, vão adorar a acidez moderada e os taninos suaves do Merlot, já os conhecedores apreciam sua capacidade de blend com outros vinhos no estilo de francês, com notas frutadas acentuadas.

Características

A grande surpresa do Merlot são os taninos suaves e macios, contudo, o seu final persistente proporcionando uma sensação aveludada no paladar.

Espere uma coloração vermelho arroxeado com aromas de frutas azuis e vermelhas, erva-doce e notas de chocolate e cedro.

Notas de degustação

Você, todavia, terá uma surpresa se adora vinhos frutados. Com um tom de ameixa, o Merlot é grande em mirtilo, amora, cerejas e frutas vermelhas. O envelhecimento adiciona notas de cedro e cacau, dando ao vinho uma riqueza única.

No nariz, explode com frutas vermelhas, geléia de ameixa e tons minerais de grafite. Deixá-lo decantar revela camadas complexas de cacau, ervas e cedro quando envelhecido em carvalho. 

Embora, a maioria dos vinhos dessa uva seja envelhecida de 15 a 24 meses antes do lançamento em barris de carvalho ou tanques de aço inoxidável, há vinificações e envelhecimento sem passagem por carvalho. 

A Uva Merlot

A uva Merlot é originária da região de Bordeaux, na França, que remonta ao século I DC. Ainda assim, o reconhecimento como uma variedade de Bordeaux é datado em 1784, quando um funcionário dos vinhedos mencionou o vinho como “Merlo ou Merle”, que significa pássaro preto como a música de Paul MacCartney

Foi registrado pela primeira vez na Itália em 1855 como ‘Bordò’, e os EUA viram suas primeiras importações em meados do século XIX. Sua introdução em outros países segue um caminho semelhante ao da uva concorrente Cabernet Sauvignon, embora um pouco mais lenta.

Como muitas outras uvas tintas francesas, a Merlot, entretanto, pode crescer em climas frios e quentes, com sabores de produção distintos. A popularidade do Merlot cresceu na década de 1990 após o sucesso dos vinhedos globais, tornando-se uma das variedades mais vendidas nos supermercados.

Seu sucesso também pode ser atribuído à sua acessibilidade, com seus taninos macios, textura aveludada e sabores frutados, tornando-o perfeito para iniciantes.

Regiões notáveis

França

É originária de Bordeaux, por isso não é de admirar que seja o maior produtor de Merlot. As principais regiões produtoras são: Bordeaux, Saint Émilion, Pomerol e Languedoc-Roussillon.

Merlot, todavia, é a variedade de uva mais comum em Bordeaux, com mais de 90% dos vinhos tintos franceses feitos a partir desta variedade e Cabernet Sauvignon para blends.

Toscana, Itália

A Toscana, contudo, produz muitos dos melhores vinhos, e Merlot é a segunda uva tinta mais popular da região, depois da Sangiovese local. O Merlot italiano é um pouco mais ácido que o francês, especialmente da região menos ensolarada de Chianti.

Chile

O Chile é um dos principais produtores dessa casta. O melhor Merlot vem da região de Apalta, na província de Colchagua, onde o clima semimediterrâneo sutil preserva a acidez moderada da uva e realça seus sabores frutados.

EUA, Washington e Califórnia

Os EUA produzem, sobretudo, algumas dos melhores blends ao estilo de Bordeaux. A uva é cultivada em regiões frias e quentes do estado de Washington e da Califórnia, com Napa Valley e Sonoma County da Califórnia produzindo a maior parte do Merlot em volume.

Aproveite e conheça nosso Merlot no portfólio clicando aqui.