Champagne é a denominação de origem de espumantes mais famosas do mundo. Tanto que apenas os produtores desta região, localizada no nordeste da França e próxima à Alemanha, têm o direito de chamar os seus vinhos de Champagne.
Embora o Champagne seja elaborado há mais de 300 anos, foi somente em 1927 que a região obteve a denominação. A entidade Champagne Bureau é responsável pelo controle e observação dos direitos autorais da denominação Champagne em todo o mundo.
Grand Cru e Premier Cru
Champagne situa-se a leste de Paris. Abriga 301 pequenas cidades ou vilarejos (village). Algumas delas receberam a classificação de Grand Cru e outras de Premier Cru.
Champagne: 5 grandes regiões
Há cinco grandes regiões com diferentes terroir e diferentes maneiras de viticultura das três uvas que podem compor, juntas ou separadas, o Champagne – Chardonnay, Pinot Noir ou Pinot Meunier: Cote des Blancs, Aube, Montagne de Reims, Vallee de La Marne e Cote de Sezanne. Há as sub-regioões, como Bassuet, em Vitryat (ou Vitry-Le-François).
Vale lembrar que muitos produtores de uvas de Champagne não produz Champagne. A maioria dos produtores de Champagne compra as uvas de terceiros, ainda que possuam alguns vinhedos. A razão disso é que as grandes casas produzem em larga escala e não conseguem plantar e colher para atender à produção.
50 mil rótulos diferentes de Champagne
Existem 19.000 produtores das uvas de Champagne. Destes, apenas 2.124 produzem e vendem Champagne. Pasmem: estes produtores conseguem desenvolver 50.000 rótulos diferentes de Champanhe
Os maiores produtores de champanhe são chamados de Maisons, “casas” de champanhe.
Atualmente são aproximadamente 260 casas de Champagne que representam mais de 70% da produção e 90% das exportações, que produzem mais de 350 milhões de garradas por ano.
Produtores boutique de Champagne
Vale um passeio pela denominação de Champagne, principalmente na primavera. A maioria dos produtores de champanhe não produz mais de 5.000 caixas por ano. Os produtores são conhecidos porque produzem champanhe a partir de suas próprias uvas. Elaboram Champagnes artesanais, estilo garagem ou são vinícolas boutique, com produtos realmente diferenciados e detalhados.