O mundo do vinho é complexo porque reflete toda a complexidade e beleza da natureza. A uva, claro, é a rainha desta equação e magia. Veja o caso de Champagne, uma das mais emblemáticas em termos de produção vitivinícola.

Côtes des Blancs é uma das cinco macro-regiões de produção das três uvas que podem compor um Champagne (Chardonnay, Pinot Noir e Petit Meunier) do ponto de vista de denominação (DO).

Os cinco terroir

Esta região é constituída por cinco diferentes terroir. Uma delas é a Vitryat (ou Vitry-Le-François) que reúne 15 pequenas cidades/municípios: Bassu, Bassuet, Changy, Couvrot, Glannes, Lisse-em-Champagne, Loisy-sur-Marne, Merlaut, Saint-Armand—sur-Fion, Saint-Lumier-em-Champagne, Val-de-Vière, Vanault-le-Châtel, Vavray-le-Grand, Vavray-le-Petit e Vitry-em-Phertois.

Em todas estas pequenas cidades que compõem o terroir de Vitryat – foco aqui da Mosto Flor, por ser o terroir onde Bernard Lonclas elabora os seus estupendos Champagne – impera a Chardonnay, que é a uva que predomina nos cortes da região de Côtes des Blancs.

Patrimônio arquitetônico

Vitryat é uma região agrícola, formada por vilarejos, que conta com rico patrimônio arquitetônico e histórica e foi duramente castigada durante a II Guerra Mundial. É uma região essencialmente agrícola. Para se ter uma ideia do tamanho e dimensão, a cidade de Bassuet, onde está localizada a Maison Bernard Loncla, possui apenas 250 habitantes que vivem em uma área de aproximadamente 9 km quadrados, a maioria voltada para a produção de uvas que compõe os maravilhosos Champagne.

Bassuet está localizado a cerca de 9 km a nordeste de Vitry-le-François, que é a cidade central da região. Bassuet tem uma localização mais central entre os vilarejos vitícolas e possui a maior área de vinhedos e a maior concentração de produtores de champanhe entre os vilarejos de Vitryat. Bassuet tem uma superfície de 842 hectares e tem 256 habitantes (em 2014), chamados de Bachotains e Bachotaines.

Os vinhedos de Bassuet

Os vinhedos em Bassuet estão localizados ao norte do município, bem como a sudeste da vila, e consistem principalmente em colinas (côteaux) suaves voltadas para o sudeste. Os vinhedos ao norte estão localizados em um cume baixo que também se estende até Bassu e Saint-Lumier-en-Champagne. Os vinhedos a sudeste são contínuos com os de Vavray-le-Grand. Chardonnay domina muito nos vinhedos.

A superfície atual do vinhedo na comuna de Bassuet é de 89,8 hectares (221,9 acres). São 86,1 ha de Chardonnay (95,9%), 3,0 ha de Pinot Meunier (3,3%) e 0,8 ha de Pinot Noir (0,9%). Números do CIVC, a partir de 2013. Em 1997, a superfície de parreiras era de 58 hectares. Existem 93 proprietários de vinhedos no vilarejo.

A Maison Lonclas

A Maison Lonclas estende-se por 11 crus, em dez hectares da propriedade em Bassuet. É um terroir calcário típico da denominação, conhecido pela riqueza aromática do seu Chardonnay. São frutos exóticos, frutas cítricas, flores brancas.

A Maison Lonclas pratica uma vitivinicultura com princípios eco responsáveis. O resultado é uma excelência ambiental consubstanciada pela sustentabilidade viticultura que respeite o homem e a natureza. “No dia a dia, esta filosofia é expressa através de gestão meticulosa da vinha. Porque a qualidade tem que vir sempre antes da quantidade”, diz Bernard Lonclas.

Quer participar do mundo da Maison Lonclas? Clique aqui.