O Dia dos Namorados foi criado em 1949 pelo publicitário João Dória (pai do ex-governador de S. Paulo João Dória Junior) em uma campanha que sugeria a sua comemoração no dia 12 de junho e fez sucesso com a chamada que “não é só com beijos que se prova o amor”. Fora do Brasil, a data é comemorada no dia 14 de fevereiro, o Dia de São Valentim (Valentine´s Day) em homenagem ao padre Valentim que realizava cerimônias de casamento mesmo com a proibição do imperador Claudio II.
Sendo ou não uma ação publicitária e comercial, o Dia dos Namorados pegou no Brasil e é comemorado por todos os namorados e namoradas em celebrações privadas ou em restaurantes e bares. Em todas, chama a atenção o fato que é um dos dias em que mais se consome vinhos – tintos, brancos, rosés, espumantes e até fortificados. A Mosto Flor, importadora e lojas de vinhos ultra-premium, entrou com tudo na comemoração desta data.
Vinho para celebrar o Dia dos Namorados
A começar pelo banner da loja. A CEO e sommelière Amanda Camilotti aparece em uma das peças do site da loja ao lado de seu marido, Renato. Para ela “o vinho é uma bebida ideal para celebrar os melhores momentos da vida e é ainda mais legal quando celebramos ao lado de quem compartilhamos o amor romântico”.
Amanda indica três vinhos para esta data, três achados que vêm de vinícolas boutique ou desenvolvidos por enólogos diferenciados. Amanda selecionou dois tintos e um rosé. É o caso do lançamento Manus Pinot Noir, do Lestruelle e do Les Armoises.
Manus Clássico Pinot Noir
O Manus Clássico Pinot Noir 2020 é um produto da Manus Vinhas e Vinhos, elaborado em Encruzilhada do Sul. É um vinho autoral, vinificado a quatro mãos, pelos enólogos Monica Rossetti e Gustavo Bertolini. Foram produzidas apenas 2.150 garradas, a partir de uvas de videiras de 10 anos. Um vinho estruturado, sem perder a elegância. Aqui.
Lestruelle, vinho de Bordeau
O Lestruelle é um clássico Bordeaux, produzido por uma clássica família francesa da região com o diferencial da assinatura de um dos filhos, Patrick Bouey. É uma AOC Bordeaux 2018, com corte bordalês (Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc), com potencial de guarda de cinco anos, de paladar rico, terroso, carnudo, um vinho charmoso e agradável. Aqui.
Rosé de Provence
O Les Armoises é um verdadeiro Rosé de Provence. Trata-se de um AOC Cotês de Provence 2020, elaborado pela vinícola Domaine de La Gypière, uma deliciosa combinação da Grenache com a Cinsault, um vinho equilibrado, elegante e fresco. Aqui.