O Rio e Vale do Rhône

Rhône ou Ródano, traduzido para o português, é um dos rios mais importantes do mundo do vinho. Sua nascente começa nos Alpes Suíços e termina no mar Mediterrâneo.

O rio faz borda com várias regiões vinícolas incluindo mais ao sul, o Châteauneuf-du-Pape com seus vinhos notáveis e potentes.

Entretanto, quando se fala em Vale (Vallé du Rhône) ou Encostas (Côtes du Rhône), nos referimos à sua parte francesa mais aclamada, que começa no Norte, em Vienne e acaba no Sul, próximo de Avignon.

Reza a lenda, que foram os romanos que iniciaram a vitivinicultura na região no século I a.C.

Atualmente, o Vale do Rhône é o segundo maior produtor de uvas na França, perdendo apenas para Bordeaux.

A região traz contrastes, que dividem o Vale em duas partes com climas, solos, terroirs e várias uvas: O Vale Setentrional e Vale do Rhône Meridional.

O Vale Setentrional

A uva tinta predominante dessa região é a Syrah e as castas brancas são a Viognier, Marsanne e Roussane, que elaboram os vinhos mais elegantes da região.

O clima é continental, com invernos frios e verões muito quentes. Já a parte meridional, o clima é marcado por ser temperado com constantes neblinas matinais.

As videiras são plantadas em pequenos espaços estreitos nas encostas, em solos graníticos.

As denominações de origem local de Rhône

As denominações de origem do local somam oito crus reputados, que se apresentam como AOC (Appellation d’ Origine Controllé), que do Norte para o sul temos: Côte-Rôtie, Condrieu, Château-Grillet, Saint-Joseph, Hermitage, Crozes-Hermitage, Cornas e Saint-Péray.

Recomendação da Mosto Flor

Nós da Mosto Flor, apresentamos o produtor Domaine Tour Saint Michel, também da região, na cidade de Châteauneuf-du-Pape, pertencendo à família Fabre há 3 gerações. Os três rótulos que expressam a região são: o La Petite Tour, Côtes-du-Rhône Camsô e o Chateauneuf-Du-Pape Cuvée du Lion.

Clique aqui e acesse agora para conhecer os vinhos da região do Rhône:

Santé!