Em Chablis, a história da marca Daniel Dampt & Fils tem sido escrita há mais de 150 anos. A propriedade familiar orgulha-se de oferecer vinhos de alta qualidade, provenientes de vinhas cultivadas em manejo sustentável, para um melhor respeito pelo meio ambiente, sem abdicar de nada sobre a tipicidade do Chardonnay.
Tradição e geração
Localizada na antiga comuna de illy – agora parte de Chablis – caracteriza-se por sua autonomia em termos de equipamento técnico e pelas suas escolhas de vinificação prodigiosa. A geração atual – Vincent Dampt e Sébastien Dampt – respeita as tradições e conselhos do seu pai Daniel Dampt e do seu avô Jean Defaix, e ao mesmo tempo olha para o futuro, cuidando ao máximo do solo, da vinha e dos seus frutos, que se tornarão, após um paciente trabalho de envelhecimento em cubas de inox, magníficos vinhos brancos que deixam sua marca na denominação Chablis.
Denominações do domaine na Borgonha
Todavia, o Domaine Daniel Dampt & Fils cultiva seu Chardonnay em solos de três denominações:
– Chablis Grand Cru Bougros de lotes de prestígio na margem direita do Serein;
– Premiers Crus Côte de Léchet, Vaillons, Fourchaume, Les Lys e Beauroy, cada um com a tipicidade do seu terroir;
– O simples, que nasce do blend de vinhas velhas, pela complexidade e estrutura, e das vinhas mais jovens pela frescor e mineralidade.
E dos planaltos Portlandianos de Fyé, outro vilarejo de Chablis a produção de Petit Chablis extrai sua originalidade de um subsolo complexo.
Os lotes de Daniel Dampt & Fils
Os vinhos brancos, entretanto, são produzidos em parcelas localizadas nas denominações de Chablis. O Chardonnay dá toda a sua força e expressão a esses vales e encostas, explorando as várias exposições nas encostas moldadas pelo rio Serein, um afluente do Yonne. Nas taças, contudo, os vinhos são tão frescos, vivos e picantes quanto amplos, flexíveis e carnudos.
Bougros em Grand Cru; Vaillons, Côte de Léchet, Les Lys, Beauroy e Fourchaume para os Premiers Crus; outras parcelas nas denominações Chablis e Petit Chablis, a marca localizada na Borgonha cultiva a variedade ampliando as características de cada origem. Do manejo sustentável de pragas ao engarrafamento, o trabalho com total autonomia e independência, respeita o solo cuidadosamente arado e o respeito com as vinhas. No final, todos esses tratamentos, meticulosamente pensados, se refletem na qualidade dos vinhos produzidos por Vincent e Sébastien Dampt.
Esse produtor francês é mais um dos lançamentos recentes no portfólio da Mosto Flor. Conheça com detalhes o vinho clicando aqui.