A Cabernet Sauvignon é uma das variedades de uva mais plantadas e amadas do mundo. Contudo, fornece a espinha dorsal para vinhos de Bordeaux, Napa Valley nos Estados Unidos, Austrália e Chile.
A mais cultivada no mundo
É uma uva que deixou uma marca nos vinhos de todo o mundo. Trata-se, entretanto, de vinhos rotulados em diversos países produtores de vinho, que cultivam essa variedade.
Com isso, serve como um excelente parceiro de blend. Em Bordeaux, porem, a Cabernet Sauvignon é a chave para os blends da Margem Esquerda, desempenhando um papel importante nos vinhos de propriedades icônicas como Château Angélus e muitos outros.
De onde vem a Cabernet Sauvignon?
Francesa por natureza, trata-se do cruzamento de outras duas uvas conhecidas, a Cabernet Franc e a Sauvignon Blanc. De acordo com enólogos, é resistente e se adequa para uma gama relativamente ampla de microclimas e terroirs. O que significa que produtores e viticultores em todo o mundo encontraram sucesso com ela. Há, é claro, certas regiões de destaque, e nenhuma é mais conhecida do que Bordeaux.
A casta mais consumida
Da mesma forma, é praticamente impossível evitar um vinho de Cabernet Sauvignon, especialmente devido à sua popularidade entre viticultores, enólogos, varejistas e sommeliers.
Trata-se de um parceiro de harmonização de alimentos à mesa. Contudo, um Cabernet traz níveis mais altos de tanino e sua capacidade de expressar o envelhecimento do carvalho o tornam um acompanhamento perfeito para carne. De bifes grelhados e costeletas de cordeiro a pato assado, batatas e etc. Também funciona com muitos queijos, especialmente queijos duros de leite de vaca, e pode até enquadrar pratos de chocolate … apenas certifique-se de evitar chocolates excessivamente doces, o que provavelmente fará com que seus taninos tenham um sabor amargo.
Um vinho de Cabernet Sauvignon
Contudo, essa casta tende a apresentar groselhas, cereja e cassis. E se tiver que envelhecer em carvalho novo todavia, vai notar aromas e sabores de baunilha e chocolate. O Cabernet Sauvignon possui taninos mais presentes que o Merlot e textura e peso mais densos que o Pinot Noir.
Conheça os blens com Cabernet Sauvignon do velho e novo mundo no nosso portfólio: