O vinho é o produto de dois processos: viticultura e vinificação. A viticultura engloba o cultivo de uvas, o plantio, o cultivo e a colheita de uvas na vinha. A vinificação inclui esmagar, transformar e engarrafar essas uvas em coisas que você pode saborear em taça em seu restaurante favorito, levar para o jantar de aniversário de seu irmão ou beber no sofá durante a reprise da série Lost.
Os meandros de um bom copo sejam todos mantidos na garrafa, as variações entre os vinhos nem sempre são transparentes. Uma coisa fica clara ao passear pelos corredores de pinot noirs e rieslings polidos em sua loja local: além de decisões aparentemente simples – eu quero tinto ou branco hoje à noite? – há mais qualificações consideradas. Como “orgânico”, “biodinâmico” e “natural”.
Vinho Orgânico
A definição legal de vinho cultivado organicamente varia de país para país: o vinho orgânico feito de produtos orgânicos – uvas cultivadas de acordo com os princípios regulamentados pelo governo da agricultura orgânica. Agora vamos ser mais específicos.
Rótulo orgânico regulamentado
Usar o rótulo “orgânico” significa que o vinho tem certificação por uma organização terceirizada licenciada. cultivado, colhido, processado e embalado de acordo com padrões rigorosos.
Sem fertilizantes sintéticos, herbicidas ou pesticidas
As uvas orgânicas cultivadas em vinhedos que proíbem o uso de insumos artificiais, incluindo fertilizantes sintéticos, herbicidas, fungicidas e pesticidas. Nos vinhedos orgânicos, um ano de cultivo abundante depende da manutenção de padrões rígidos para a saúde do solo.
Vinho Biodinâmico
O vinho biodinâmico adere a todos os critérios orgânicos, além de algumas (ou todas) das doutrinas estabelecidas no final da década de 1920 por Rudolf Steiner, um filósofo e acadêmico austríaco conhecido por explorar a síntese da ciência e da espiritualidade. Simplificando, a biodinâmica é a prática de ver o vinhedo como uma entidade ecológica vista do solo para cima.
Orgânico – e mais um pouco
No nível básico, isso significa aumentar a fertilidade do solo, impedindo o uso de fertilizantes químicos e pesticidas – às vezes até chifres de vaca (parece estranho, mas é uma prática usada por alguns agricultores para “retribuir ao solo”). A biodinâmica, todavia, é o vinho orgânico dado um passo adiante: assim como o cuidado com a saúde não deve priorizar os pulmões sobre os rins, um vinhedo também deve operar como uma série de interações equilibradas. Enquanto muitos vinhedos são monoculturas (o cultivo de uma única safra sozinho), uma fazenda biodinâmica deve ser diversificada e autossustentável, resistindo à monocultura por meio de interações entre um ecossistema maior de plantas e animais. As práticas de plantio, colheita e poda são determinadas por um calendário específico, levando em consideração os ciclos lunares e a posição do sol e dos planetas.
O rótulo biodinâmico é regulamentado
Como o vinho orgânico, “biodinâmico” é uma certificação registrada com uma lista definida de requisitos. Os vinhos rotulados como “biodinâmicos” terão o reconhecimento aprovado da Demeter Association. Trata-se deuma filial da Demeter International – a organização sem fins lucrativos organizada em 1928 após as primeiras palestras de Steiner sobre biodinâmica na agricultura.
Vinho Natural
A vinificação natural, na sua popularidade mais recente, é tecnicamente o primeiro e mais antigo método de cultivo de vinho. O vinho natural, contudo, é difícil de identificar em uma única definição; O vinho totalmente natural segue um ethos semelhante, mas os vinicultores podem variar em seus códigos de conduta pessoais.
A opção de vinho “mais limpo”
O vinho natural, todavia, desde o cultivo e fermentação até o engarrafamento. E a adega – se faz o inteiramente sem intervenção química e com o mínimo de manipulação tecnológica. Para simplificar: suco de uva fermentado e pouco mais.
A fertilidade do solo e a diversidade no ecossistema do vinhedo são vitais. O que significa que os problemas entre as videiras, como uma invasão de besouros japoneses mastigadores de folhas. Isso, exigem repensar as simbioses dentro de toda a operação, em vez de localizar um tanque de pulverização de pesticidas.
Nenhum padrão regulamentado para vinho natural
O vinho natural, em suma, esteja entre as versões mais rígidas e auto-impostas da vinificação, não há classificação legal ou padrão regulamentado para definir o processo real.
Clique aqui e conheça nossos vinhos biodinâmicos da Alsácia e saúde!