A Fattoria di Petrognano pertence à família Pellegrini desde 1962. Desde então, a vinícola está localizada em Montelupo Fiorentino, na província de Florença, imerso em um cenário encantador de colinas verdes e ciprestes centenários.
A propriedade toscana e suas castas
A área total da vinícola soma 87 hectares, dos quais 30 vinhedos plantados com Sangiovese, Trebbiano Toscano, Chardonnay, Canaiolo, Cabernet Sauvignon, Syrah e Merlot. A cuidadosa seleção de uvas, tanto as antigas e jovens videiras, bem como o trabalho habilidoso e apaixonado da equipe, permitem que cada uma das 150.000 garrafas produzidas anualmente represente uma pequena joia, reservada aos apreciadores dos vinhos italianos.
Sob os cuidados da quinta geração
Emanuele Pellegrini lida com as escolhas do mercado nacional e internacional, enquanto com a chegada da enóloga brasileira Monica Rossetti, a empresa implementou a viticultura de precisão, a gestão de encomendas e uma série de novos projetos sob a filosofia mais natural e orgânica possível. Esta abordagem reforçou ainda mais o conceito sustentável de identidade na vinha e adega.
Os vinhos da Fattoria
Entretanto, o MEME Chianti Riserva é o carro-chefe da marca toscana, tanto em quantidade quanto em imagem. A conversão dos vinhedos para orgânicos está registada no Consórcio de Chianti desde 2014. Vinho italiano fortemente ligado ao seu território dedica-se a Emanuele Pellegrini, avô da família. Pode-se dizer que Emanuele marcou a virada na forma de trabalhar na vinícola. Contudo, para a realização deste vinho, foi composto por 90% de Sangiovese e 10% de Canaiolo, foram feitas cinco seleções diferentes nas vinhas próprias, e cinco parcelas diferentes foram vinificadas separadamente.
Apenas os melhores vinhos foram então elaborados para criar o Chianti, cuja produção anual é de cerca de 100.000 garrafas. O MEME é deliberadamente vinificado na tipologia “jovem”, caracterizando-se por uma intensa cor vermelho rubi, aroma de amora e cereja, sabor agradável e frutado, boa estrutura e taninos aveludados. Representa 70% da produção da Fattoria Petrognano, e também está presente na versão ‘riserva’.
Fattoria di Petrognano no mercado
Os vinhos estão presentes em vários países europeus, nos Estados Unidos (Ohio e Califórnia), e em várias regiões do Extremo Oriente, como Singapura, Hong Kong, Tailândia, Coreia do Sul, Índia, Filipinas, Taiwan e no Brasil, importado com exclusividade pela Mosto Flor.
O sucesso da marca italiana é a fusão da paixão, estudo e trabalho, além de um compromisso constante com pesquisa aplicada contínua. Para o futuro, as pretensões da vinícola são de alcançar a máxima produção possível, além de investir em comunicação e exportar para outros países.
Conheça os rótulos da Fattoria di Petrognano clicando aqui.