Fundado em 1930 por Michel Fabre, o Domaine Tour Saint Michel leva o nome da torre da propriedade que se avista logo na entrada da vinícola, a mesma do logotipo que aparece nas garrafas. A Mosto Flor comercializa, com exclusividade no Brasil, seis rótulos dessa vinícola francesa que se destaca na região de Châteauneuf-du-Pape. Clique aqui e conheça!

O Domaine é comandado até hoje pelas mãos da família Fabre, já há três gerações.

Desde 2002, Mireille Fabre é responsável pela gestão do Domaine Tour Saint Michel. No entanto, a era moderna para o Domaine Tour Saint Michel realmente começa com a melhoria da qualidade dos vinhos, começando com a safra de 2007.

Domaine Tour Saint Michel Vinhedos, Vinhos, Vinificação

O Domaine possui 36,6 hectares de vinhas em Châteauneuf-du-Pape. 35 hectares são utilizados na produção de vinho tinto. 1,3 hectares são usados para plantar uvas para produzir Châteauneuf-du-Pape Blanc.

Os vinhedos Châteauneuf-du-Pape do Domaine Tour Saint Michel têm um terroir repleto de rochas, cascalho, seixos e solo franco. 

A vinícola produz cinco vinhos tintos Châteauneuf-du-Pape tintos e um Châteauneuf-du-Pape Blanc em estilo moderno.

O terroir é rico em rochas e pedras brancas que se parecem ovos de pata. Depois de colhidas a uvas, a fermentação é feita em tanques de inox e em seguida uma média de 50% em barricas novas de carvalho francês e 50% em barricas de carvalho usadas por 12 meses. A produção está próxima de 650 caixas por ano.

A família do Domaine Tour Saint Michel trabalha as vinhas com o máximo respeito ao meio ambiente. Nenhuma forma de produtos químicos é usada para cuidar dos vinhedos. Apenas o estrume orgânico é usado para nutrir os solos. Todas as uvas são colhidas manualmente e o foco principal é dado à melhoria da riqueza e condição do solo, para garantir a vitalidade das videiras. A partir da safra de 2020, iniciaram uma conversão para a Agricultura Orgânica.

Quando beber um Domaine Tour Saint Michel

O vinho quando jovem deve ser decantado por 1 a 2 horas ou mais. Isso permite que o vinho suavize e abra seu perfume. Safras mais antigas podem precisar de muito pouca decantação, apenas o suficiente para remover o sedimento.

Harmonização

O Domaine Tour Saint Michel Châteaneuf-du-Pape é melhor servido com todos os tipos de pratos clássicos de carne, vitela, carne bovina, cordeiro, pato, caça, frango assado, assados, cozidos, ensopados, churrasco e cassoulet. O Domaine Tour Saint Michel também é bom com pratos asiáticos, pratos de peixe saudáveis como atum, massa de cogumelos, berinjela, tomate e queijo – caso a escolha seja um rótulo branco da marca.