Demarcada desde 1908, o Dão está localizado no centro de Portugal trazendo, todavia, paisagens hipnotizantes de videiras, olivais e pinheiros. A região vitivinícola, está envolvida por montanhas que lhe concedem um clima particular para as uvas cultivadas em múltiplas parcelas. Na sua longa história, contudo, conta-se que o vinho dessa região foi servido aos europeus, no séc. XIX, em período de filoxera.

Terroir

As parreiras estão instaladas em solos de baixa fertilidade, predominantemente graníticos e xistosos em altitudes que rondam os 800 metros. A rede hidrográfica da região corre os três principais rios da região: o Dão, o Mondego e o Alva.

Solo

•       Infértil

•       Alta taxa de infiltração

•       Baixa retenção de água

•       PH ácido

•       Baixos níveis de matéria orgânica quando crescidos

Clima

O clima, entretanto, é frio e chuvoso no inverno e também muito quente e seco no verão. As variações microclimáticas de grande importância para a qualidade dos vinhos, entretanto, se enquadram as sub-regiões de Alva, Besteiros, Castendo, Serra da Estrela, Silgueiros, Terras de Azurara e Terras de Senhorim.

Características de vinhos únicos

Os tintos igualmente são cintilantes de cor rubi, encorpados, de aroma e sabor delicados. Contudo, com o envelhecimento tornam-se suaves e aveludados. Os brancos, certamente, de cor amarela com reflexos esverdeados, aroma suave e sabor frutado, são leves e frescos.

Castas que se destacam na região

Tintas – Alfrocheiro, Alvarelhão, Aragonez (Tinta Roriz), Bastardo, Jaen, Rufete, Tinto Cão, Touriga Nacional e Trincadeira (Tinta Amarela).

Brancas – Barcelo, Bical, Cercial, Encruzado, Malvasia Fina, Rabo de Ovelha, Terrantez, Uva Cão e Verdelho.

Podem utilizar contudo, a denominação DOC, associada ou não às menções NOBRE, NOVO e CLARETE, os vinhos tranquilos (brancos, rosados e tintos) e também os vinhos espumantes de qualidade.

Nós da Mosto Flor temos belíssimos vinhos da região do Dão. Clique aqui e confira os melhores rótulos portugueses.