A agricultura biodinâmica é baseada no trabalho do austríaco Rudolf Steiner (1861-1925), defensor da sustentabilidade e pai do biodinamismo. Além de compreender o princípios ecológicos, enfatiza perspectivas místicas envolvendo as fases da lua.
Certamente, a biodinâmica visa a autossuficiência ecológica como sistema vivo e interconectado. Para a garantia da qualidade nos vinhos biodinâmicos empregam métodos de cuidado desde o cultivo da fruta até o processo pós-colheita. O manejo é orgânico com fertilizante naturais e compostagem, evitando sempre os pesticidas ao mesmo tempo em que emprega suplementos de solo preparados de acordo com as fórmulas de Rudolf Steiner, seguindo um calendário de plantio que depende de configurações astrológicas, e tratando a terra como “um organismo vivo e receptivo”.
Métodos viticultura biodinâmica
Os métodos de viticultura (cultivo de uvas) biodinâmica está presente em países como: França, Suíça, Itália, Espanha, Áustria, Alemanha, Austrália, Argentina, Chile, Peru, África do Sul, Canadá e Estados Unidos. Em 2013, mais de 700 vinhedos em todo o mundo, compreendendo mais de 10.000 hectares, receberam certificados biodinâmicos. Grande e pequenos produtores converteram-se a práticas biodinâmicas. Desse modo, a Demeter Association, um organismo de certificação reconhecido internacionalmente, estabelece as normas para rotular um vinho como “biodinâmico”.
A conversão uma vez aplicada nos vinhedos, alcança benefícios e melhorias na saúde nos frutos, nas áreas de biodiversidade, fertilidade do solo, nutrição das culturas e manejo de pragas, ervas daninhas e doenças.
Uvas biodinâmica
Por fim, as uvas biodinâmicas apresentam aromas expressivos, sabores mais destacados e vibrantes. Afirma-se em melhor equilíbrio, onde a produção de açúcar nas uvas coincide com a maturação fisiológica, resultando em um vinho com o equilíbrio correto de sabor e teor alcoólico, mesmo com as mudanças nas condições climáticas.
Os vinhos alsacianos do produtor Dirler Cadé são adeptos da agricultura biodinâmica em seus vinhedos. Conheça os rótulos acessando aqui.