Dia 24 de novembro brindamos o Dia da Carménère, uva francesa de vinho tinto originária da região do Médoc, em Bordeaux. Acredita-se, todavia, que esta casta seja uma das seis uvas originais desta parte da França. A Mosto Flor revela os detalhes sobre essa uva especial.
Uma das características da Carménère, entretanto, é a maturação tardia e, quando cultivada em um clima equilibrado, produzirá vinhos tintos poderosos e profundos com notas de frutas vermelhas, couro e notas herbáceas.
Ligação genética com Cabernet Franc
Investigações de DNA descobriram, contudo, que a variedade Carménère vem da uva mãe – Cabernet Franc. Até a década de 1860, a Carménère era uma das uvas mais importantes do Médoc e era uma das uvas mais plantadas do local.
Chile onde a uva tem fama
A Carménère é a joia da coroa no Chile. O Vale Central é a principal região vinícola. Contudo, existem áreas específicas que se tornaram famosas pela uva Carménère de alta qualidade que são cultivas no Vale do Maipo, Vale do Cachapoal, Vale de Colchagua, Vale do Rapel e principalmente a região de Peumo.
Notas de prova de Carménère
Este belo vinho tinto, todavia, tem os aromas intensos de couro, frutas vermelhas, pimenta preta, notas herbais e chocolate, o que significa que o aroma marcante de Carménère não é facilmente esquecido.
Embora seja encorpado com sabores de ameixa, framboesa, pimenta preta, pimentão verde, baunilha e especiarias, o paladar é médio em acidez e taninos.
A Mosto Flor traz em seu portfólio boas mesclas com a variedade Carménère. Conheça de perto essa uva clicando aqui.
E viva o Dia da Carménère!