“Um grande vinho tem de ter uma rolha de alta qualidade, para o assegurar, certifico-me, testando uma a uma”. Quem assiste ao vídeo de Osvaldo Amado (veja abaixo), um dos maiores enólogos hoje em operação em Portugal, ao falar da sua linha RARÍSSIMO – exclusividade da Mosto Flor -, não acredita no que vê ou ouve. Exagero?
A rolha é um dos ingredientes mais sustentáveis e geniais já inventados pela inteligência humana e tem ligação direta com o mundo do vinho. No entanto, a presença de um fungo na casca do sobreiro, base da rolha, pode conter um composto químico, o 2-4-6 Tricloronisol, e contaminar todo o líquido do recipiente. O resultado é resumido em uma palavra em francês: bouchonné. Em bom português, vinho estragado, com gosto de pano molhado.
Não, não é exagero – e só quem abre uma garrafa de vinho sabe o quão desagradável é perceber que o mesmo está bouchonné . Por isso é não só instrutivo como um prazer assistir ao simpaticíssimo Osvaldo Amado inspecionar no vídeo, uma por uma as rolhas que serão introduzidas nos vinhos de sua linha RARÍSSIMO.
Veja o vídeo:
Cork Sense
O que impressiona é que Osvaldo Amado realiza esta tarefa de maneira estoica e humor juvenil; parece alguém que vai à escola pronto para brincar na hora do recreio. O trabalho (o caso do enólogo, uma diversão) – do inglês Cork Sense – consiste na observação visual e sensitiva de cada uma das rolhas, de modo a perceber a eventual presença – e descarte – do Tricloronisol.
Osvaldo Amado desenvolve um trabalho meticuloso e extremamente apurado com delicadeza e rapidez, fruto de quase 40 anos e dezenas de safras convertidas em grandes produções de enorme qualidade.
Cuidado em cada detalhe
Todo cuidado é pouco na linha RARÍSSIMO. Osvaldo Amado trata cada produto como um rebento, uma pequena obra de arte. Os vinhos são produzidos em pequena escala, de 1.500 a 1.800 garrafas. O nome expressa de maneira factual o projeto do qual o enólogo se envolveu, um projeto de enologia da sua vida, uma marca.
No caso, de Osvaldo Amado, qualidade está em cada detalhe e ele faz questão de demonstrar isso.