Como Surgiu a The Wine Advocate?
Fundador da página The Wine Advocate e autor da famosa escala de avaliação de 100 pontos, Robert Parker é um dos nomes mais importantes no mundo da crítica do vinho. Construiu forte reputação entre produtores do velho e novo mundo e principalmente de apreciadores que consomem a bebida.
Percebendo que as informações seguras sobre esse tema eram muito escassas, logo veio o desejo de escrever sobre vinhos e criar o seu guia.
Na época, a decisão de abandonar a profissão de advogado não foi bem vista. Familiares e colegas aconselharam que sua vida profissional na área de direito deveria ser total prioridade, e que a escrita do vinho era um hobby não lucrativo.
No início sua inspiração partiu dos escritores de vinhos britânicos, Michael Broadbent e Hugh Johnson, sempre com o enfoque em descobrir e enumerar os vinhos de grande valor e apontar também com segurança vinhos com baixa qualidade.
Como funciona o método de pontuar de Robert Parker?
No fim dos anos 70, Parker criou uma classificação que orientasse o consumidor na hora da escolha e compra de vinhos.
Desde então, adotou a mesma escala de avaliações utilizadas por colégios e universidades do Norte da América. Logo que nasceu o guia, tornou-se referência no mercado mundial. Para entender a escala e de como ela é feita, o próprio Robert Parker explica seu método:
50 a 59 pontos – Considerado inaceitável.
60 a 69 pontos – Abaixo da média com deficiências, como acidez excessiva e/ou tanino, ausência de sabor ou aromas.
70 a 79 pontos – Médio, com pouca variação, um vinho correto. De forma geral, um trabalho simples.
80 a 89 pontos – Um pouco acima da média. Vinho exibindo graus de requinte e sabor, sem falhas notadas.
90 a 95 pontos – Trabalho excepcional de complexidade e caráter. Vinho excelente.
96 a 100 pontos – Vinho extraordinário e de caráter complexo, trazendo características esperadas de sua variedade. O vinho com esse calibre é digno de esforço para ser encontrado e consumido.
Atualmente, a renomada escala de 100 pontos é amplamente usada na indústria do vinho, inclusive pela revista Decanter, uma das últimas a aderir o mesmo sistema.
Robert Parker se aposentou formalmente da The Wine Advocate no ano de 2021 e a publicação agora pertence ao Grupo Michelin.
Indicação Mosto Flor
Nós da Mosto Flor, temos inúmeros rótulos pontuados por Robert Parker The Wine Advocate.
Rótulos de 90 a 95 pontos – Château Moulin du Cadet 2017, Chateauneuf-Du-Pape Cuvée du Lion 2016 e Château Beau Séjour Bécot 2017.
Rótulos de 95 a 100 pontos – Almaviva 2018.
Acesse agora e aproveite: www.mostoflor.com.br