O choro da videira na primavera
Caro leitor, é neste período que acontece o tão famoso choro da videira. Depois do fim do inverno, as parreiras começam a ser podadas trazendo o discreto aparecimento de lágrimas. A expressão “choro da videira” é quem manifesta a estação da primavera nos vinhedos.
Isso significa, que a seiva (rica em nutrientes), volta a circular com força total dentro da planta por meio das raízes e caule, subindo diretamente para os galhos que receberam a poda.
Com a chegada da primavera
Quando a primavera chega, as videiras vão brotando de acordo com as variedades de uvas, algumas mais precoce e outras mais tardias, dependendo da região.
A paisagem das folhas em tom verde claro nas videiras é um espetáculo para os olhos, que também vem acompanhada de alguns cuidados e preocupações que rondam os vinhateiros e essa delicada fase da planta.
No início da primavera seja no velho ou novo mundo, o que vem preocupando os produtores são as geadas de primavera, que podem afetar a fase mais delicada da produção, que se inicia.
O aquecimento do solo, que vai acontecendo aos poucos, pode atrair o aparecimento de pragas, que também acontece na época da floração. Chuva mais forte, geada e até o pior – o granizo, vem acontecendo com frequência nos últimos anos, nesse período.
No Brasil, por exemplo já se usa telas que protegem em áreas mais altas, assim garantindo uma safra satisfatória para produtor e consumidor.
Indicação da Mosto Flor
Com a chegada da primavera, a Mosto Flor vai sugerir durante essa estação, vinhos mais frescos e florais para aproveitar a ocasião. Os Rosés são os grandes destaques dessa estação, trazendo à tona todo o clima floral.
Manus Liberum Barbera Rosé – Manus Liberum Barbera Rosé, 2021.
Les Armoises – AOC Côtes de Provence, 2020.
Visite nosso site e aproveite: www.mostoflor.com.br