A marca Albert Bichot é sempre citada aqui no blog da Mosto Flor, importadora e loja online de vinhos ultra-premium e icônicos. É uma das maiores referências no mundo da alta gastronomia e sua relação com os vinhos franceses pode ser explicada na parceria com o grande mestre Bernard Loiseau, eterno três estrelas do Guide Michelin.
Albert Bichot é uma das mais importantes famílias do vinho na Borgonha. A vinícola fundada em 1831 está hoje na sexta geração familiar no vinho. Desde 1996 Albéric Bichot está no comando e imprimiu nova e grande dinâmica na vinícola; conquistando entre tantos prêmios, a de melhor enologia (para vinhos tintos, em 2004; e para vinhos brancos, em 2011) no IWC (International Wine Challenge) e enólogo do ano (2004) no Decanter Wine Awards.
Vinhedos Premier e Grand Cru, sob comando de Alain Serveau
Hoje a vinícola possui cerca de 100 hectares próprios, mais 150 ha. de vinhedos arrendados, e todos os vinhedos com classificação Premier e Grand Cru são vinificados sob comando de Alain Serveau, que supervisiona os cinco domines de Bichot na Borgonha (mais um em Beaujolais).
Em meados da década de 2000, as duas famílias, Bichot e Loiseau, se encontraram para desenvolver a linha de vinhos vocacionada para a mesa, ou seja, vinhos harmônicos, equilibrados e frescos. Para tanto, Eric Goettelmann, head-sommelier do grupo Loiseau e Alain Serveau, enólogo-chefe de Bichot, mergulharam na produção dos vinhos de Bernard Loiseau.
Entre os protocolos exclusivos para a produção dos vinhos, os vinhedos possuem idade mínima de 30 anos (chegando a 60 anos), desengaçamento completo dos cachos (sem os galhos), para ter tintos mais puros, precisos e aromáticos; e fermentações espontâneas, para expressar com maior exatidão o terroir da Borgonha em cada cuvée. Uma das especialidades de Bichot está em Chablis, onde estão a maior parte dos vinhedos próprios, e desde o gourmand Mercurey, com o frescor e fruta fresca da Pinot Noir, até expressões sofisticadas como Gevrey-Chambertin ou o raro Corton Grand Cru, os vinhos mostram vocação para escoltar tanto receitas de bistrô até preparações dignas de restaurantes estrelados.
Amanda Camilotti na Borgonha
Recentemente a CEO e sommelière da Mosto Flor, Amanda Camilotti, realizou recentemente uma visita a um dos Château da família, onde esteve com Christophe Bichot, um dos irmãos que comandam este legendário grupo cujo nome é referência na Borgonha. Amanda degustou toda a linha de vinhos desenvolvidos pela Albert Bichot, realizados em parceria com Bernard Loiseau.
Uma boa parte da linha de Bernard Loiseau com Albert Bichot pode ser encontrada, com exclusividade, na loja da Mosto Flor, aqui.