Trebbiano Toscano, ou simplesmente Trebbiano, é uma casta de uva branca italiana, e é uma das uvas mais plantadas no mundo. Embora, usada para produzir vinho de mesa e conhaques como Armagnac e Cognac, lembre-se de que Trebbiano tem muitos nomes diferentes dependendo do país e da região de sua produção, incluindo Brucanico, Santoro e Procanico.
Suas características, entretanto, são frutadas. Uma riqueza de fragrâncias de frutas verdes e cítricas no nariz e mineralidade de pedra no paladar definem o vinho. Notas sutis de flores e pêssego branco também estão presentes, além da nota de amêndoa. Contudo, a acidez é crocante e revigora. E o fato de Trebbiano ter teor alcoólico médio a torna versátil, perfeita para acompanhar pratos mediterrâneos. Por ser tão picante, Trebbiano é melhor apreciado jovem durante uma tarde quente.
Qual é sua cor?
Trebbiano, todavia, é uma variedade de uva branca. É de pele clara com uma tonalidade amarelo-esverdeada. Pertence à espécie de uva Vitis vinifera, que é a variedade de uva padrão da Eurásia. No fim da maturação, a casca da uva muda de cor, ficando translúcido e dourado, com um reflexo verde vívido.
O que significa Trebbiano?
Primeiramente, aTrebbiano deriva do nome do rio Trebbia na Emilia-Romagna, no centro-norte da Itália, ou de aldeias italianas com nomes semelhantes. É um dos quatro principais braços da margem direita do rio Pó. Na Emilia-Romagna, Trebbiano ainda é cultivada hoje. Trebbiano, usada pela primeira vez como palavra em 1860, seu significado vem de uma uva branca italiana cultivada na fabricação de vinho branco e conhaque.
Em geral, no entanto, a origem do próprio nome Trebbiano permanece obscura. Plínio, o Velho, um autor romano, naturalista e filósofo natural, escreve sobre um vini tribulanum no que hoje é a Campânia moderna, no sul da Itália. Além disso, na Antiguidade Tardia, também existiam vinhos com o mesmo nome na Toscana e na Úmbria.
De onde vem?
Trebbiano tem uma longa história, desde o cultivo de uvas e vinificação. Há referências de que a Trebbiano se originou no Oriente Médio, depois viajou para a Grécia e o norte da África até acabar na Itália durante a era romana. Um subtipo remonta a Bolonha no século XIII e a Avignon na França no século XIV. Portanto, não é surpresa que seja uma das variedades de uva amplamente plantadas.
Trebbiano Toscano, sobretudo, é mais prevalente na Toscana, como também sugere seu sufixo. Antigamente, era tão difundida que era usada como liquidificador branco nos renomados vinhos tintos da Toscana, contribuindo com aromas e acidez.
A uva também é comum na Úmbria, sob o nome Procanico, etem um papel crucial nos vinhos de Orvieto. No Lácio, Trebbiano Toscano é misturada com Malvasia Blanca para dar Frascati Superiore e doce Cannellino di Frascati. Ambos são de qualidade DOCG, uma classificação suprema de vinhos.
Que tipo de vinho é Trebbiano?
Trebbiano, todavia, é versátil, amiga da comida e ideal para desfrutar em qualquer ocasião. É fácil de beber e saboroso. Essa uva lembra um pouco a variedade espanhola Airen, pois é super leve, com notas de maçã e pêra. Antepastos, bruschettas ou uma variedade de queijos ajudam a mostrar seu caráter vívido. É humilde e, quando o vinho é servido fresco, chama a atenção dos entusiastas da casta desde o primeiro gole.
É seco ou doce?
Trebbiano é um vinho branco predominantemente seco. É refrescante e de corpo leve com intensidade aromática sutil. Dá vinhos de sabor neutro com notas de frutas verdes e toques de limão e frutas de caroço.
Qual é o gosto do vinho Trebbiano?
As notas de degustação de Trebbiano são sempre sobre a crocância e frescor dos aromas e sabores. Os entusiastas do vinho experimentarão a vivacidade da maçã, pêra, limão e pêssego branco no aroma Trebbiano. Além disso, eles também apreciarão toques de nectarina, pêssego e mineralidade de pedra no paladar.
O vinho, contudo, tem qualidades descontraídas e o teor alcoólico relativamente baixo o torna muito acessível. Beber, entretanto, é como viajar para os vinhedos costeiros ensolarados italianos e receber o toque de uma brisa leve do Mediterrâneo.
Que comida combinar com Trebbiano?
De fato, peixe branco ou porções de massa com molhos leves à base de vegetais são alguns dos melhores companheiros para o vinho.
Em suma, antepasto, bruschetta ou queijos também são combinações fantásticas para Trebbiano Toscano. Por exemplo, sardinhas marinadas em vinagre (escabèche), panquecas vietnamitas (bánh xèo) ou mesmo lagostim com leite de coco fresco combinam divinamente com Trebbiano.
Como uma palavra de advertência, no entanto, a natureza altamente ácida do Trebbiano significa que você não deve servi-lo com comida muito picante
Clique aqui e conheça o nosso Trebbiano da Toscana.