Na região da Provence (ou Provença), a vida é cor-de-rosa desde 1990 e o consumo de vinho rosé continua a aumentar. Na verdade, triplicou em apenas 25 anos. E hoje, uma em cada três garrafas de vinho compradas é uma garrafa de rosé! (Dados CIVP de acordo com IRI Symphony).
Os franceses adoram vinhos rosé
O vinho rosé, todavia, não é modismo passageiro! Na França, os apreciadores de vinho são inesgotavelmente apaixonados por ele. O mercado consumidor do rosé é estimado em 36 milhões de pessoas. Embora, questionados, os consumidores têm uma excelente imagem dos rosés da Provence sempre como refrescantes, frutados e aromáticos. Um sucesso no verão europeu.
Em sintonia com a leveza do rosé
Mais do que uma moda, o vinho rosé conquistou o paladar atual. Porque está perfeitamente alinhado com a evolução das novas tendências de consumo e lifestyle: refeições menos estruturadas, cozinhas de todo o mundo nos nossos pratos, gastronomia simples e direta, interesse em descobrir coisas novas e desejo de convívio acima de tudo, descontraído e saudável. O rosé proporciona, contudo, uma visão diferente do vinho, mais acessível, sem o peso da tradição: é o vinho da liberdade.
Rosé: o mais antigo e moderno dos vinhos
O vinho rosé não é apenas o vinho da moda do século 21. Quando os gregos plantaram as primeiras videiras na Provença, há 2.600 anos, eles já estavam fazendo rosé! Isso porque as técnicas de vinificação naquela época eram diferentes: o método de maceração das uvas tintas, que dá cor ao vinho tinto, era desconhecido ou, no mínimo, muito incomum. A Provence é a região vinícola mais antiga da França, e rosé é o vinho mais antigo conhecido.
Provence, naturalmente rosada!
Na Provença, fazer rosé é uma especialidade e um modo de vida de longa data, graças ao clima, terroir e variedades da Provence que são perfeitamente adequados a este vinho. É lógico então, que a Provença seja a região francesa número 1 para a produção de vinhos rosés: 157 milhões de garrafas AOC produzidas em 2022, representam 38% da produção de rosé em todo o país e 4,2% em todo o mundo. Isto não é surpresa são os únicos a dedicar 91% das vinhas a esse vinho.
Objetivo, a excelência
O Centre de Recherche et d’Expérimentation sur le Vin Rosé idealizado em 1999 tem, embora, a missão de realizar pesquisas científicas e experimentos sobre vinho rosé. Esta entidade de pesquisa, porém, altamente profissional proporciona um melhor conhecimento dos terroirs e varietais, e um maior domínio das técnicas de vinificação e conservação. O centro também organiza conferências, degustações e cursos notáveis.
Nós da mosto flor temos rosés para aproveitar todos os dias quentes de verão. Clique aqui e aproveite!